Eficácia do treinamento de força máxima, explosiva e combinada nos indicadores de desempenho de corredores de resistência: uma revisão sistemática com meta-análise
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v58.106992Palavras-chave:
endurance, running, concurrent training, maximum strength, explosive strengthResumo
Objetivo: Este estudo analisou o efeito da força máxima (MAX), força explosiva (EXP) ou uma combinação de ambas (COMB) em sete indicadores de desempenho em corredores de longa distância: salto vertical (VJ), teste de agachamento máximo de uma repetição (1RM), velocidade máxima de corrida (PV), limiar de lactato (LT), distância de corrida em competição (TT), consumo máximo de oxigênio (VO2máx) e economia de corrida (ER). Métodos: Foi realizada uma revisão sistemática (Scopus, Web of Science, Sports Discuss, PubMed) com meta-análise seguindo os padrões PRISMA. Os critérios de inclusão (PICOS) foram: atletas recreativos ou bem treinados com idade entre 18 e 45 anos que realizassem treinamento concorrente por pelo menos cinco dias por semana. Os termos de busca utilizados foram relacionados a diferentes tipos de força/resistência, idade dos participantes e modalidade esportiva. Foram selecionados 20 manuscritos, cuja qualidade foi avaliada pela escala PEDro. Resultados: MAX é mais eficaz que EXP e COMB para melhorar VJ, 1RM, PV, enquanto COMB é mais eficaz que MAX e EXP para melhorar TT. MAX é mais eficaz que EXP para melhorar LT. Sessões de treinamento simultâneas não proporcionam benefícios adicionais para melhorar o VO2máx. Não se sabe qual modalidade de força (MAX, EXP ou COMB) é mais eficaz para melhorar a ER. Conclusão: O treinamento concorrente é mais eficaz que o treinamento resistido exclusivo para melhorar variáveis específicas de desempenho em corredores de longa distância adultos. Corredores de média e longa distância podem incorporar o treinamento MAX para atingir objetivos específicos, como melhorar seu VJ, 1RM, LT, PV e usar COMB para melhorar seu TT. Certas variáveis poderiam ser melhoradas através do treinamento EXP. Novos ensaios clínicos randomizados são necessários para confirmar esses achados.
Palavras-chave: resistência, corrida, treinamento concorrente, força máxima, força explosiva
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Retos

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess