Efeito da dança na melhoria da autoestima e autoconceito em crianças e adolescentes: uma revisão

Autores

  • Norma Vergara Vilchez Escuela de Educación Física, Facultad de Educación, Universidad de las Américas.
  • Alba Fuentes Sandoval Escuela de Educación Física, Facultad de Educación, Universidad de las Américas.
  • Hector Gonzales Chacana Escuela de Educación Física, Facultad de Educación, Universidad de las Américas.
  • Cynthia Cadagan Fuentes Departamento de Ciencias Biologicas, Facultad de Ciencias de la Vida, Universidad Andres Bello. Facultad de Ciencias de la Salud, Universidad Gabriela Mistral, Santiago, Chile
  • Solange Morales Yañez Facultad de Educación, Pontificia Universidad Católica de Chile.
  • Carolina Poblete Galves Escuela de Ciencias de la Actividad Física, el Deporte y la Salud, Facultad de Ciencias Médicas, Universidad de Santiago de Chile. Facultad de Educación y Cultura, Universidad Internacional SEK.
  • Carlos Emilio Poblete Aro Escuela de Ciencias de la Actividad Física, el Deporte y la Salud, Facultad de Ciencias Médicas, Universidad de Santiago de Chile. Centro de Investigación en Rehabilitación y Salud CIRES, Escuela de Educación Física, Facultad de Educación, Universidad de las Américas UDLA.

DOI:

https://doi.org/10.47197/retos.v0i40.76933

Palavras-chave:

Dança, autoestima, autoconceito, autopercepção

Resumo

A adolescência é um período de transição, entre a infância e a vida adulta, em que ocorrem mudanças físicas, emocionais e biopsicossociais que geram instabilidade e incerteza. Às vezes, isso pode levar ao desenvolvimento de baixa autoestima como resultado de um autoconceito ou autopercepção influenciada pelos contextos de vida. Isso pode ter consequências negativas para a vida escolar, seja pela má convivência com os colegas, desenvolvendo pouca confiança para expor ideias ou sentimentos negativos em relação à própria pessoa, entre outros. A dança e seus efeitos na autopercepção do adolescente serão abordados neste artigo com base em uma investigação de revisão bibliográfica realizada em várias bases de dados que visou identificar aqueles artigos que poderiam nos ajudar a determinar, em particular, o efeito da dança sobre autopercepção e autoestima em programas de intervenção, ou seja, com base nas vivências, para além da teoria. Após a busca bibliográfica, apenas 5 artigos referem-se especificamente ao objetivo proposto, o que reforça a ideia do papel desse tipo de prática na fase escolar e uma série de considerações a serem mencionadas neste artigo. Também surgem dúvidas sobre a escassez de pesquisas desse tipo nesta área e a importância de incluir a análise multifatorial no desenvolvimento da autoestima e do autoconceito.

Publicado

2021-04-01

Como Citar

Vergara Vilchez, N., Fuentes Sandoval, A., Gonzales Chacana, H., Cadagan Fuentes, C., Morales Yañez, S., Poblete Galves, C., & Poblete Aro, C. E. (2021). Efeito da dança na melhoria da autoestima e autoconceito em crianças e adolescentes: uma revisão. Retos, 40, 385–392. https://doi.org/10.47197/retos.v0i40.76933

Edição

Secção

Revisões teóricas sistemáticas e/ou metanálises