Adaptação e validação do instrumento Percepção do Estudante Estagiário sobre a Formação Inicial em Educação Física (PEEFI) (Adaptation and validation of the instrument Perception of Student-Trainee about the Initial Training in Physical Education (PEEFI))
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v1i40.78824Palavras-chave:
Educação Física. Estágio. Graduação. Psicometria., (PE. Training. Undergraduate. Psychometrics)Resumo
Resumo. O presente estudo teve como objetivo adaptar e validar o instrumento «Percepção do Estudante Estagiário sobre a Formação Inicial em Educação Física» (PEEFI), denominado originalmente em Portugal de «Perceção do Estudante sobre a Formação e a Profissão», para a realidade brasileira. A pesquisa caracterizou-se como um estudo do tipo psicométrico, composto pelas seguintes etapas: 1) Adaptação das questões do instrumento; 2) Validação de conteúdo; 3) Reprodutibilidade e fidedignidade; 4) Validação do constructo e 5) Avaliação da consistência interna do instrumento. A validação do constructo foi realizada com o instrumento original (46 itens) por meio da Análise Fatorial Confirmatória (AFC) em cinco etapas de acordo com os constructos (Agentes de Formação, Formação de Professores, Papéis dos Professores, Motivação e Concepções de Ensino e aprendizagem). Após a AFC o instrumento ficou reduzido a 38 itens. É possível concluir que a validação do instrumento pode possibilitar informações pertinentes para auxiliar na melhoria do processo de avaliação de projetos, programas e políticas públicas relativas à formação inicial de professores de Educação Física no Brasil.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2020 Luciane Cristina Arantes da Costa, Gelcemar Oliveira Farias, Jorge Both, Patric Paludett Flores, Marcos Roberto dos Santos, Paula Batista, Juarez Vieira do Nascimento

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess