O acampamento educacional como um ambiente para fortalecer as habilidades sociais
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v0i41.82262Palavras-chave:
Camp, habilidades sociais, comunicação, assertividadeResumo
Este artigo sintetiza os resultados das reflexões geradas em torno de um processo investigativo - ainda em curso - que busca determinar a forma como os acampamentos educacionais contribuem para o fortalecimento das habilidades sociais. A pesquisa adotou a metodologia de estudo de caso. No entanto, os aspectos que motivaram esta publicação, são derivados dos debates do grupo de investigação, durante a revisão bibliográfica necessária à construção do estado da arte, das categorias de análise e da elaboração do quadro conceptual do projecto que, até à data , permitiu reconhecer as virtudes dos campos educacionais. Nesse sentido, é necessário considerar a assertividade como uma das habilidades sociais a ser fortalecida nos campos educacionais; Da mesma forma, é fundamental promover as diretrizes que regulam o comportamento dessa micro-sociedade constituída no acampamento, o que é pertinente para garantir a convivência pacífica dos acampados. Identificar, de acordo com as experiências de acampamento desenvolvidas no município de Villavicencio - Colômbia, os quatro momentos ou cenários ideais desta prática, para iniciar o ato de educar, bem como, as possíveis ações realizadas pelos participantes, para gerar reflexões propícias para fortalecer habilidades. Por fim, as conclusões refletem a viabilidade de articulação dos acampamentos aos projetos curriculares das instituições de ensino.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2020 Andrés Balcazar Vega

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess