Análise da situação em campo dos jogadores em serviço e sua relação com a direção, o lado da quadra e o resultado do ponto no padel de alto nível
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v0i41.83310Palavras-chave:
Esportes com raquete, análise de desempenho, ações de jogo, serviço, competiçãoResumo
O objetivo deste estudo foi conhecer a influência da situação na quadra dos jogadores ao serviço e sua relação com a direção, o lado da quadra e o resultado do ponto no paddle de alto nível. A amostra incluiu um total de 1071 pontos correspondentes a nove jogos em que participaram 36 jogadores masculinos da 1ª Categoria Nacional. Foram analisadas variáveis relacionadas à tática utilizada no saque (tradicional ou australiana), a direção do saque (lateral ou “T”), o lado da quadra (direita ou esquerda) e o placar (vitória ou derrota). parceiro de serviço). Os resultados mostraram que os jogadores acertam a parede lateral esquerda da quadra entre 75% e 85% das vezes. No lado direito, a porcentagem de saques para o “T” é aumentada, principalmente em uma situação na quadra australiana. No geral, os jogadores ganham uma porcentagem maior de pontos de saque ao usar a tática tradicional em relação ao australiano. Porém, essas diferenças não foram significativas quando os jogadores tiraram o "T" ou a parede lateral, de ambos os lados da quadra. Finalmente, a porcentagem de pontos ganhos no serviço diminuiu com o progresso do jogo de remo, especialmente com a tática australiana do segundo para o terceiro set. Esses dados têm uma importante aplicação prática na concepção de exercícios de remo baseados nas demandas técnico-táticas específicas da competição.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Jesús Ramón-Llin, José Guzmán, Rafael Martínez-Gallego, Diego Muñoz, Alejandro Sánchez-Pay, Bernardino Javier Sánchez-Alcaraz

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess