2804 / 5000 Resultados de traducción Relação de contra-movimento de salto e testes de velocidade (10-30 m) e agilidade em jovens jogadores de futebol chilenos
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v41i0.85494Palavras-chave:
Futebol, juventude, salto de contra movimento, testes de campoResumo
O objetivo desta pesquisa foi determinar a relação entre o salto com contramovimento e testes de velocidade (10-30 m) e agilidade. A amostra foi composta por 169 jovens futebolistas das categorias sub-13 e sub-19, aos quais foram aplicados os testes de contra-movimento de salto, velocidade (10-30m) e agilidade em ziguezague. Os resultados mostram que a altura do salto de contra-movimento apresenta uma alta correlação negativa com a velocidade 10 m (r = -. 693), 30 m (r = -. 731) e agilidade (r = -. 490). Da mesma forma, os resultados da força de salto de contra-movimento são negativamente correlacionados com a velocidade de 10 m (r = -. 658), 30 m (r = -. 719) e agilidade (r = -. 484). Os maiores coeficientes de determinação corresponderam à altura do salto e velocidade do contramovimento (r2 = 0,534) e à potência do salto e velocidade do contramovimento (r2 = 0,517). Os resultados obtidos no presente estudo sugerem que o salto com contramovimento tem alto grau de influência no desempenho da velocidade (10-30 m), o que parece não ser tão claro na variável agilidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Joel Barrera, Luis Valenzuela Contreras, Álvaro Segueida Lorca, Fernando Maureira, Eduardo Zurita, Hugo Sarmento

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess