Relação entre desempenho físico e carga de jogo e efeitos de duas partidas consecutivas em jogadores de futebol com paralisia cerebral
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v41i0.86424Palavras-chave:
CP football; modificar o teste T de agilidade; carga do jogador; análise de jogo; driblandoResumo
Os objetivos do presente estudo foram analisar a relação entre o desempenho físico e a carga de jogo em jogadores de futebol com paralisia cerebral (PC), e analisar o possível impacto do formato da Liga Espanhola (jogar duas partidas em dois dias consecutivos) no carga de jogo dos jogadores. Os dados de uma equipe espanhola de futebol americano (n = 10; idade: 31,0 ± 8,9 anos; peso: 66,1 ± 8,6 kg; altura: 172,2 ± 7,8 cm; IMC: 22,5 ± 2,9 kg · m-2) incluídos antropométricos (peso, altura e IMC), desempenho físico (CMJ, 5, 10 e 20-m sprint e MAT) e variáveis de carga de jogo (distância percorrida, acelerações e desacelerações, frequência cardíaca, velocidade e carga do jogador) de duas partidas oficiais. O desempenho físico dos jogadores, mas não suas medidas antropométricas, se correlacionou com as variáveis de carga da partida (r = 0,76–0,95; p = 0,04–0,01), exceto para acelerações, desacelerações e variáveis relacionadas à frequência cardíaca (p> 0,05). Os dados de carga de jogo dos jogadores não foram estatisticamente diferentes entre os jogos. Os resultados sugerem que o desempenho físico dos jogadores influencia as variáveis de carga da partida, e as variáveis de carga desses jogadores em competição não parecem ser afetadas pelo fato de jogar duas partidas em dois dias consecutivos. A maneira como o desempenho físico e a fadiga dos jogadores podem afetar as variáveis de carga da partida precisa de mais pesquisas no futebol americano.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Ivan Peña Gónzalez, Jose Manuel Sarabia, David Mancha-Triguero, Manuel Moya-Ramón, José Martín Gamonales

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess