Jogos de pequeno porte para desenvolvimento técnico e tático em jovens jogadores de hóquei em pista
Jogos reduzidos para jovens jogadores de h´óquei
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v43i0.87819Palavras-chave:
Hockey; Jogos de pequenos lados; Níveis de treinamento; Crianças; Modelos de jogosResumo
Rinque de hóquei como qualquer outro esporte coletivo é necessário para que se tenha um domínio do objeto de jogo "a bola" e para isso é necessário que os atletas não tenham etapas de treinamento deficientes nesse processo, pois é durante o seu desenvolvimento que o o atleta está em uma situação ideal para melhorar esse aspecto do jogo. O objetivo do estudo foi identificar qual modelo de jogo permite que jovens atletas tenham um maior número de interações com a bola no rinque de hóquei nos níveis “Sub 8” e “Sub 10”. Nossa amostra de estudo consistiu de 24 jogos: 8 jogos no modelo 3x3; 8 jogos no modelo 4x4 e 8 jogos no modelo 5x5. Os 24 jogos são divididos igualmente pelos níveis de menores de 8 e menores de 10, com um total de 88 crianças participantes. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se o método de observação diferida onde procedemos à análise descritiva dos dados para encontrar as médias, desvios-padrão e totais de: Tiros, Passes, Interceptações e Gols. Os testes de Mann-Whitney e Kruskal-Wallis foram usados para comparações e para correlações, o Teste de Spearman foi usado para verificar se à medida que a área de jogo disponível para o jogador aumentava, as ações do jogador também aumentavam. O modelo 3x3 obteve um total de 911 ações, o modelo 4x4 obteve 923 e o modelo de jogo 5x5 obteve 799 ações do jogo. O modelo de jogo 4x4 obteve o maior número total de ações de jogo em todos os níveis analisados, sugerindo que a implementação desse modelo traz benefícios aos atletas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Samuel Honório, Marco Batista, Jorge Santos, João Serrano, João Petrica, João Almeida, Miguel Camões

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess