Incidência do agrupamento dos jogadores no desenho das tarefas de treinamento em handebol
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v43i0.88755Palavras-chave:
Esporte de Equipe, Análise de Tarefas, Sistema Compreensivo de Análise de Tarefas de Treinamento, Situação de Jogo, TreinadorResumo
O ciclo da qualidade da intervenção do coach implica saber como é o processo de planeamento e a sua aplicação prática, para posteriormente proceder à sua análise e avaliação. O objetivo principal desta pesquisa foi caracterizar o processo de treinamento realizado por uma equipe masculina de handebol amador e a relação que existe entre a variável Situação de Jogo com as demais variáveis que compõem o treinamento. Para isso, as situações de jogo foram agrupadas em situações sem oposição, situações individuais, situações reduzidas de igualdade numérica, situações reduzidas de superioridade numérica e jogo completo. Um total de 141 tarefas de treinamento foram analisadas e codificadas por meio do instrumento Sistema Compreensivo de Análise de Tarefas de Treinamento. Foi realizada uma análise descritiva das Variáveis Pedagógicas e Carga Externa para posteriormente estudar a relação dessas variáveis com a variável independente Situação de Jogo. Para tanto, foram utilizados os testes estatísticos Chi2 para a relação de dependência e o V de Cramer para calcular o nível de associação por meio dos Resíduos Tipificados Corrigidos. A análise confirma que o treinador utiliza situações reduzidas e as diferenças são apresentadas em todas as variáveis analisadas dependendo do Tipo de Situação de Jogo. Uma maior variedade no uso das diferentes variáveis que definem uma tarefa facilita e incentiva o desenvolvimento pedagógico e físico do jogador de handebol, o que afeta o resultado final em uma competição.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 David Mancha-Triguero, Belen Baquero, Sergio J. Ibáñez, Antonio Antúnez

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess