A educação física como fortalecimento de valores cívicos para a convivência
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v44i0.90708Palavras-chave:
Atitude, Educação Física, Valores do cidadão, Convivência, Participação do cidadão, Comportamento socialResumo
Esta pesquisa surge a partir dos problemas enfrentados pela perda de valores entre os jovens e pela necessidade de melhorar seu comportamento, utilizando a área de Educação Física como estratégia para fortalecer os valores do cidadão e a convivência nas instituições de ensino oficiais de Ibagué. , Colômbia. O objetivo do estudo foi conhecer o nível de atitude e percepção que os alunos do ensino fundamental têm em relação à prática de valores no horário das aulas e poder precisar a contribuição da Educação Física na sua consolidação e fortalecimento e , assim, construir um plano de ação para que o exercício dos valores cívicos seja diário, tanto na sala de aula como no ambiente escolar e na sua vida social. Por meio de uma metodologia qualitativo-quantitativa com abordagem cibernográfica, por meio de um plano de auto-observação, foi possível detectar comportamentos na formação de valores dos alunos da sexta à nona série, comparados aos padrões de formação cidadã expressos quando recebendo aulas de educação física. Os resultados indicam uma atitude positiva em relação ao sujeito, percebendo a prática dos valores de honestidade, respeito, transparência, responsabilidade, tolerância, justiça e participação cidadã, entre outros, como as principais convicções que determinam seu modo de ser e norteiam sua comportamento social; Situação que se revigora com as atividades desenvolvidas em sala de aula e se consolida com um plano de ação liderado por todos os professores para a utilização de alternativas pedagógicas que apóiem uma educação cívica integral.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Felix Giovanni Cañon Salinas, Mario Alberto Villarreal Angeles

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess