Características morfofuncionais por posição em jogadoras de futebol feminino de Bogotá sub-15
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v45i0.91167Palavras-chave:
Características da população, futebol, atletas, esforço físico, força muscularResumo
Os processos de caracterização do futebol feminino são necessários em diferentes grupos etários a fim de saber quais são os requisitos de acordo com cada posição do jogo, a fim de favorecer o desenvolvimento do futebol feminino. O objectivo do presente estudo era desenvolver um processo de caracterização do futebol feminino em Bogotá, a partir da análise de variáveis morfofuncionais (somatótipo, resistência, velocidade e força) em jogadores com uma idade de 15,58±0,85 anos, uma altura de 159,4±5,36 cm e uma massa corporal de 54,55±6,82 kg. O estudo é um desenho transeccional quantitativo, não-experimental e descritivo, com amostragem não-probabilística. O tratamento estatístico foi realizado utilizando SPSS versão 22. Os resultados são mostrados como médias e desvio padrão para cada uma das variáveis. Finalmente, a tendência somatotípica encontrada foi endomórfica (adiposa) com 70,37%, um Vo2max médio de 40,50±1,3 ml-kg-min¯¹, uma distância de 440±154,9 m, um perfil de resistência à altura de salto de 23,8±3,5 cm e uma potência de pico em watts/kilogramas de 40,2±4,7.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Boryi Alexander Becerra Patiño, Juan Carlos Sarria Lozano, John Felipe Prada Clavijo

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess