A dança é uma disciplina artística que combina a habilidade do movimento corporal com a expressividade das emoções, sentimentos e ideias. No entanto, a expressividade geralmente fica em segundo plano tanto no processo de ensino quanto na sua avaliação. Ne
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v45i0.91197Palavras-chave:
expressão; arte; coreografia; metodologia; avaliação; TreinamentoResumo
A dança é uma disciplina artística que combina a habilidade do movimento corporal com a expressividade das emoções, sentimentos e ideias. No entanto, a expressividade geralmente fica em segundo plano tanto no processo de ensino quanto na sua avaliação. Nesse sentido, o objetivo deste estudo foi projetar e validar uma rubrica para avaliar a expressividade na dança em geral, bem como avaliar sua reprodutibilidade interexaminadores e sua aplicação em dois grupos de bailarinos. Ambos os grupos aprenderam a mesma coreografia com a diferença de que apenas um deles estava familiarizado com a rubrica. A referida coreografia foi gravada em vídeo para posteriormente ser avaliada por dois tipos de avaliadores, com e sem experiência em dança. A rubrica foi composta por 4 itens e apresentou boa validade (alfa de Cronbach = 0,94) e reprodutibilidade (coeficiente de correlação intraclasse > 0,76). Além disso, o grupo conhecedor obteve melhor pontuação em cada uma das diretrizes que compõem a rubrica (p < 0,05). A título de conclusão, a rubrica aqui elaborada permite avaliar a expressividade em dança, pode contribuir positivamente tanto no processo de ensino-aprendizagem quanto na avaliação de bailarinos, além de poder ser utilizada tanto por bailarinos quanto por alunos. nesta disciplina.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Alicia Ortiz Segura, Irene Jimenez-Perez, Jose Ignacio Priego-Quesada

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess