A dança é uma disciplina artística que combina a habilidade do movimento corporal com a expressividade das emoções, sentimentos e ideias. No entanto, a expressividade geralmente fica em segundo plano tanto no processo de ensino quanto na sua avaliação. Ne

Autores

  • Alicia Ortiz Segura Grupo de Investigación en Biomecánica aplicada al Deporte (GIBD), Departamento de Educación Física y Deportiva, Facultad de Ciencias de la Actividad Física y el Deporte, Universitat de València, C/ Gascó Oliag, 3, 46010, Valencia, España.
  • Irene Jimenez-Perez Grupo de Investigación en Biomecánica aplicada al Deporte (GIBD), Departamento de Educación Física y Deportiva, Facultad de Ciencias de la Actividad Física y el Deporte, Universitat de València, C/ Gascó Oliag, 3, 46010, Valencia, España. Grupo de Investigación en Física Médica (GIFIME), Departamento de Fisiología, Facultad de Medicina y Odontología, Universitat de València, Avd/ Blasco Ibáñez, 15, 46010, Valencia, España.
  • Jose Ignacio Priego-Quesada Grupo de Investigación en Biomecánica aplicada al Deporte (GIBD), Departamento de Educación Física y Deportiva, Facultad de Ciencias de la Actividad Física y el Deporte, Universitat de València, C/ Gascó Oliag, 3, 46010, Valencia, España. Grupo de Investigación en Física Médica (GIFIME), Departamento de Fisiología, Facultad de Medicina y Odontología, Universitat de València, Avd/ Blasco Ibáñez, 15, 46010, Valencia, España.

DOI:

https://doi.org/10.47197/retos.v45i0.91197

Palavras-chave:

expressão; arte; coreografia; metodologia; avaliação; Treinamento

Resumo

A dança é uma disciplina artística que combina a habilidade do movimento corporal com a expressividade das emoções, sentimentos e ideias. No entanto, a expressividade geralmente fica em segundo plano tanto no processo de ensino quanto na sua avaliação. Nesse sentido, o objetivo deste estudo foi projetar e validar uma rubrica para avaliar a expressividade na dança em geral, bem como avaliar sua reprodutibilidade interexaminadores e sua aplicação em dois grupos de bailarinos. Ambos os grupos aprenderam a mesma coreografia com a diferença de que apenas um deles estava familiarizado com a rubrica. A referida coreografia foi gravada em vídeo para posteriormente ser avaliada por dois tipos de avaliadores, com e sem experiência em dança. A rubrica foi composta por 4 itens e apresentou boa validade (alfa de Cronbach = 0,94) e reprodutibilidade (coeficiente de correlação intraclasse > 0,76). Além disso, o grupo conhecedor obteve melhor pontuação em cada uma das diretrizes que compõem a rubrica (p < 0,05). A título de conclusão, a rubrica aqui elaborada permite avaliar a expressividade em dança, pode contribuir positivamente tanto no processo de ensino-aprendizagem quanto na avaliação de bailarinos, além de poder ser utilizada tanto por bailarinos quanto por alunos. nesta disciplina.

Publicado

2022-06-21

Como Citar

Ortiz Segura, A., Jimenez-Perez, I., & Priego-Quesada, J. I. (2022). A dança é uma disciplina artística que combina a habilidade do movimento corporal com a expressividade das emoções, sentimentos e ideias. No entanto, a expressividade geralmente fica em segundo plano tanto no processo de ensino quanto na sua avaliação. Ne. Retos, 45, 943–952. https://doi.org/10.47197/retos.v45i0.91197

Edição

Secção

Artigos de caráter científico: trabalhos de pesquisas básicas e/ou aplicadas.

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)