Desenho, aplicação e avaliação de unidades híbridas em Educação Física: um estudo baseado na teoria da autodeterminação
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v45i0.91767Palavras-chave:
Teoria da Autodeterminação, pedagogia do esporte, Educação Física, hibridização, modelos pedagógicosResumo
El objetivo principal del estudio fue analizar, desde un enfoque mixto de investigación, el efecto de una unidad híbrida de Educación Deportiva y Enseñanza Comprensiva del Deporte sobre variables relacionadas con la Teoría de la Autodeterminación, además también de hacer un análisis en función del género de os estudantes. 41 alunos do Ensino Médio (Mage = 12,78, SD = 0,69) foram ensinados a partir de uma unidade didática composta por 15 sessões. A estrutura desta unidade foi desenhada de acordo com o modelo de Educação Desportiva, enquanto as tarefas de aprendizagem foram desenhadas utilizando o modelo de Ensino Integral do Desporto. Os alunos preencheram os questionários validados relacionados à Teoria da Autodeterminação antes e após a intervenção. As principais análises foram realizadas a partir de uma MANOVA 2 (fase de intervenção: pré-teste e pós-teste) x 2 (gênero: masculino e feminino). Observou-se melhora nos resultados, tanto para meninos quanto para meninas, nas análises quantitativas e qualitativas na percepção de apoio do professor de Educação Física para autonomia e relações sociais, satisfação com autonomia, competência, relações sociais, novidade, motivação autônoma e intenção de ser fisicamente ativo, tudo em relação à medida inicial realizada. A utilização de unidades híbridas promove um ambiente de aprendizagem inclusivo onde todos os alunos, independentemente do sexo, aumentam os seus níveis de motivação e intenção de continuar a participar em atividades desportivas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Pablo Uria-Valle, Alexander Gil-Arias

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess