Relação entre condição e nível de atividade física em escolares galegos
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v45i0.92095Palavras-chave:
antropometria, capacidade aeróbica, força, flexibilidade, gêneroResumo
O objetivo desta pesquisa foi avaliar o nível de aptidão física de escolares em relação ao nível de atividade física e determinar as possíveis diferenças em termos de gênero e população. 169 alunos do ensino primário de uma cidade do norte de Espanha (Pontevedra, Galiza) com idade média de 8,5±1,7 anos, massa de 34,7±9,9kg, altura de 137,4±11,6cm e índice de massa corporal de 18,0±2,9kg /m2. Eles foram divididos em quatro grupos em relação ao seu nível de atividade física e, por sua vez, foram considerados o gênero e a população. Foi realizada avaliação antropométrica (massa, estatura, índice de massa corporal e circunferência da cintura) e avaliação da condição física (capacidade aeróbica, força e flexibilidade). Os resultados mostram um índice de massa corporal e circunferência da cintura elevados para o grupo ao qual pertence a população rural, bem como para aqueles que não realizam atividade física fora do horário escolar, tanto masculino quanto feminino. Os alunos que não realizam atividade física apresentam valores mais baixos de força corporal inferior. As diferenças entre os gêneros mostram diferenças significativas no arremesso da bola medicinal, maior nos meninos, e na flexibilidade, maior nas meninas. Os resultados obtidos mostram a relação entre o nível de atividade física, condição física e composição corporal, evidenciando a necessidade de implantação de programas de incentivo à prática além da carga horária obrigatória de educação física e, assim, contribuir para a redução dos fatores de risco.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Enrique García Ordóñez, Nerea Pampín Blanco

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess