Um estudo bibliométrico sobre percussão corporal baseado em buscadores de alto impacto
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v45i0.92653Palavras-chave:
Percussão Corporal, BAPNE, Neuromotricidade, Controle Motor, Análise Bibliométrica.Resumo
O objetivo deste trabalho é apresentar o estado da arte da percussão corporal através de um estudo bibliométrico que recolhe a literatura mais significativa a nível internacional de 2005 a 2021, e que possa servir de base para futuras pesquisas sobre este tema. Foram selecionados n=64 documentos, extraídos única e exclusivamente de buscadores primários com alto rigor científico acadêmico: Web of Science (WOS) e SCOPUS. Foi utilizado um desenho retrospectivo ex post facto e as informações foram classificadas em um banco de dados do Microsoft Excel para, posteriormente, realizar uma análise de frequência das variáveis temporais, demográficas, linguísticas, de produção, de citação e metodológicas. Os principais resultados são que a Espanha é o maior produtor de literatura através do grupo de pesquisa BAPNE na linha de estimulação cognitiva e funções executivas. Predominam os artigos de não intervenção escritos em inglês e publicados em revistas científicas. Nos estudos de intervenção, prevalecem trabalhos quantitativos, quase-experimentais, com grupos controle e experimental, uso de pré-teste e pós-teste e o teste é o principal instrumento de avaliação. Ratifica-se que o termo “música corporal” não é adequado para pesquisas sobre percussão corporal e que produz uma grande perda de tempo para pesquisadores sobre o assunto. Pelo contrário, o termo "percussão corporal" é o termo mais adequado e eficaz nos principais motores de busca.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Antonio Francisco Arnau-Mollá, Francisco Javier Romero-Naranjo

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess