Economia circular: um desafio para as instituições esportivas latino-americanas
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v44i0.90901Palavras-chave:
Economia Circular no Esporte, Meio Ambiente, Sistema de gestão esportiva, Materiais Esportivos, Reaproveitamento de materiais esportivos, Redução de matérias-primasResumo
A literatura existente ainda não fornece orientação suficiente sobre a alocação de certos recursos em fim de vida entre pontos de reciclagem para maximizar a economia circular e os resultados de sustentabilidade em organizações esportivas. Tampouco é evidente quais são os elementos da economia circular para as organizações esportivas latino-americanas. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa é conceber um modelo de economia circular para as organizações esportivas latino-americanas. A pesquisa parte de uma análise teórica e metodológica que permite a geração e validação de 21 indicadores, agrupados em seis variáveis, que são utilizadas no diagnóstico, desenho do modelo e validação dos resultados. O diagnóstico feito em cinco países: Cuba, Venezuela, Colômbia, Equador e Argentina. Dentre os principais resultados, obteve-se que o Sistema de Gestão no esporte não se constitui em um fator analisado sob a ótica da economia circular no esporte. A seleção de fornecedores esportivos não é condizente com o meio ambiente e se reflete no consumo de materiais esportivos, indicador com menor carga fatorial. O cluster hierárquico permitiu que as variáveis fossem agrupadas em dois grupos denominados Potenciadores e Determinantes da economia circular, respetivamente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Yahilina Silveira Pérez, José Ramón Sanabria Navarro, Lisbet Guillén Pereira, Héctor Ramiro Mediavilla Ruiz, Cristian Patricio Mediavilla Ruiz, Nelly Paola Armas Castañeda

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess