Efeitos da intensidade do exercício sobre os níveis de miostatina e folistatina do músculo sóleo de ratos hiperglicêmicos
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v44i0.91770Palavras-chave:
Treinamento de resistência, Treinamento intervalado de alta intensidade, Miocinas, Glicemia, InsulinaResumo
Antecedentes: A hiperglicemia induz desregulações na massa e função do músculo esquelético. A miostatina (Mstn) e a folistatina (Fs) são dois reguladores-chave da massa muscular, que são conhecidos por serem desregulados em pessoas com hiperglicemia. O exercício é frequentemente prescrito para neutralizar essas mudanças; no entanto, a influência da intensidade do exercício é desconhecida. O objetivo deste estudo foi comparar dois programas de treinamento, constante de intensidade moderada (MICT) e treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT), nos níveis de mRNA do sóleo de Mstn e Fs em um modelo animal de hiperglicemia. Material e Métodos: 36 ratos Wistar machos, foram divididos nos grupos controle (n=18) e hiperglicêmico (HG, n=18; induzido por dose única intraperitoneal de Estreptozotocina). Posteriormente, esses grupos foram subdivididos aleatoriamente em controle não treinado, controle + treinamento constante de intensidade moderada (MICT), controle + treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT), HG não treinado, HG + MICT e HG + HIIT (n = 6 cada subgrupo ). Os programas de treinamento foram realizados durante 8 semanas, com frequência de 5 sessões por semana. A distância total percorrida por sessão no MICT e HIIT foi igual. 48 horas após a última sessão de treinamento, os ratos foram anestesiados e o músculo sóleo excisado. Resultados: O HIIT reduziu e aumentou significativamente os níveis de mRNA de Mstn e Fs, respectivamente, independentemente da hiperglicemia (p<0,05). Quando analisada a relação Mstn:Fs, apenas o HIIT induziu um aumento significativo nos ratos hiperglicêmicos (p<0,05). Conclusão: HIIT sobre MICT, alterou os níveis de mRNA de Mstn e Fs sóleo, independentemente da hiperglicemia. Isso pode indicar que a regulação desses genes é dependente da intensidade do exercício, enquanto a hiperglicemia parece não atenuar essa resposta.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Sepideh Azhir, Eidy Alijani, Sergio Francisco Martínez Huenchullán, Hamid Amni, Julien Baker, Farid Farhani

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess