A posse de bola no futebol feminino: o jogo das melhores equipas
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v44i0.92584Palavras-chave:
Futebol feminino; posse de bola; desempenho técnico-tático; Copa do Mundo Feminina, metodologia observacionalResumo
O conhecimento científico sobre o desempenho tático no futebol feminino vem sendo desenvolvido principalmente nos últimos anos. Por esse motivo, o número de publicações em relação a esse tema ainda é escasso. Os objetivos deste trabalho foram descrever como as equipes mais bem classificadas desenvolveram a posse de bola na Copa do Mundo Feminina da FIFA França 2019 e conhecer as diferenças táticas no início, desenvolvimento e resultado da posse de bola entre essas equipes. Para atingir esses objetivos, 1.148 posses de bola realizadas pelas equipes semifinalistas na fase final da Copa do Mundo Feminina da FIFA França 2019 foram analisadas usando a metodologia observacional. Os resultados deste estudo permitiram comprovar a existência de diferenças entre as seleções analisadas para os critérios: resultado temporal (p<0,001), posicionamento defensivo rival (p<0,05), configuração espacial de interação (p<0,005). ), intenção ofensiva inicial (p<.001) e intenção defensiva inicial (p<.05). Por outro lado, não foram encontradas diferenças no resultado da ação (p=0,114) entre essas seleções. Os resultados obtidos permitem concluir que, apesar das diferenças apresentadas no desenvolvimento das posses de bola, o grau de sucesso ofensivo obtido pelas melhores equipas foi semelhante. Isso destaca a possibilidade de alcançar o sucesso ofensivo no futebol feminino de elite por meio de diferentes estratégias, adaptadas às características da equipe.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Iyán Iván-Baragaño, Rubén Maneiro, José Luis Losada, Antonio Ardá

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess