Invariância multicultural e validação do índice de força mental em atletas norte-americanos e mexicanos
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v43i0.88711Palavras-chave:
força mental, invariância multicultural, psicologia do esporteResumo
Resistência mental (MT) é um tópico amplamente investigado relacionado a profissões, personalidades e atividades esportivas. A função do psicólogo do esporte é apoiar a gestão das emoções, enfrentando estressores e estabelecendo metas, valendo-se das características multiculturais dos atletas. A invariância da TM foi examinada entre atletas americanos e mexicanos por meio do teste de invariância, usando análise fatorial confirmatória de vários grupos com modelos cada vez mais restritivos. O ajuste dos dados do modelo em ambas as amostras foi satisfatório (mexicano CFI = 0,988, mexicano RMSEA = 0,085; US CFI = 0,998, US RMSEA = 0,032). O modelo de invariância escalar foi selecionado como o melhor ajuste (CFI escalar = 0,981, RMSEA escalar = 0,077). Os resultados implicam que o significado do construto é o mesmo em ambas as culturas e suas pontuações podem ser comparadas diretamente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Andreas Stamatis, Grant B. Morgan, Pedro Julián Flores, Lenin Tlamatini Barajas Pineda, Adriana Isabel Andrade Sánchez, Sarita Salgado Torres

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess