Importância da aplicação de técnicas de relajación na aula de educação física
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v44i0.88011Palavras-chave:
Beneficios. Relação. Educación Secundaria Obligatoria. Bienestar psicofísico. AprendizajeResumo
Esta investigação tem como objetivo analizar os benefícios a nível pessoal e escolar em um programa de técnicas de relacionamento na aula de Educação Física (EF). Um total de 177 estudiantes de tercero e quarto de Educación Secundaria Obligatoria participar no estúdio, divididos en grupo controle (n = 87) e experimental (n = 90). Estos últimos realizaron una intervenção didáctica relajatoria de 10 sessões dentro do centro (en EF) e 10 retos extraescolares donde se abordaron diversos métodos (ou seja, massagem, relajación progressiva de Jacobson, ioga, entrenamiento autógeno de Schultz y mindfulness). De acordo com o objetivo do estúdio, antes e depois da realização da intervenção, o aluno completou o Cuestionario de Hábitos de Relajación-Mindfulness para conocer los hábitos do ex-aluno que influiu em sua competência relajatoria, a Escala de Relação Escolar para conocer su nivel de competencia relajatoria y un Cuestionario de avaliación del programa. Además entrevistou um dos profesores para conocer su opinión sobre la aplicación del programa. Los resultados mostraron que la intervención produjo mejoras notables en los hábitos de los y las estudiantes, assim como un bienestar psicofísico y conductual que influencia diretamente no clima de aula y en el rendimiento académico. Veja que a aplicação de estratégias diversas de esta disciplina resulta importante durante a área educacional.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Sara Bellver-Pérez, Cristina Menescardi

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess