Associação entre o nível de atividade física, o autoconceito e a satisfação com a vida em alunos peruanos do ensino básico

Autores

  • Verónica Tomasa Cajas-Bravo Universidade Nacional Hermilio Valdizan (Peru)
  • Digmer Pablo Riquez Livia Universidade Nacional de Educação Enrique Guzmán y Valle (Peru) https://orcid.org/0000-0002-1513-8606
  • Emilio Flores-Mamani Universidade Nacional do Altiplano (Peru) https://orcid.org/0000-0002-0317-6867
  • Teresa Angelica Vargas Palomino Universidade Nacional de Callao (UNAC)
  • Clara Patricia Almonte Andrade Universidade Nacional de Callao (Peru)
  • Zita Silvia Cjahua Huanachi Universidade Nacional de Callao (Peru)
  • Carmen Olga Malpica Chihua Universidade Nacional de Callao (Peru)
  • José Leonor Ruiz Nizama Universidade Nacional de Callao (Peru) https://orcid.org/0000-0003-0444-244X
  • Liliana Inês Romero-Nuñez Universidade Continental (UC)
  • Mirelly Velasquez Orellana Universidade Continental (UC)
  • Roberto Carlos Dávila-Morán Universidade Continental (UC) https://orcid.org/0000-0003-3181-8801

DOI:

https://doi.org/10.47197/retos.v65.113121

Palavras-chave:

Autoconceito multidimensional, crianças do ensino primário, nível de atividade física, satisfação com a vida infantil, estilo de vida sedentário e bem-estar psicológico

Resumo

Introdução: Verificou-se que o sedentarismo infantil aumentou globalmente, o que teve um impacto negativo na saúde física e mental das crianças. Em Callao (Peru) foi evidente um crescimento preocupante do sedentarismo e da obesidade.
Objectivo: Avaliar os níveis de actividade física, auto-conceito e satisfação com a vida em alunos do ensino básico, determinando as relações existentes entre estas variáveis.
Metodologia: O estudo foi quantitativo, descritivo, prospetivo e transversal, em 162 escolares do 3º ao 6º ano. Foram aplicados questionários validados para medir a atividade física, o autoconceito em cinco dimensões e a satisfação com a vida, e os dados foram analisados ​​através de análise de variância e correlações de Pearson.
Resultados: Identificou-se que 44,4% dos participantes eram moderadamente ativos, não havendo diferenças significativas por sexo. A dimensão familiar do autoconceito recebeu os escores mais elevados, enquanto o autoconceito físico apresentou níveis moderados. As mulheres destacaram-se nas dimensões académica, social e familiar e os homens nas dimensões emocional e física. Além disso, 54,3% dos escolares referiram uma elevada satisfação com a vida.
Discussão: Os resultados coincidem com estudos anteriores que mostraram uma relação positiva entre a atividade física, o autoconceito e a satisfação com a vida, principalmente no que diz respeito ao autoconceito físico.
Conclusões: A promoção de programas educativos e de atividade física, a par do fortalecimento do autoconceito, é fundamental para o bem-estar integral dos escolares.

Biografias do Autor

  • Verónica Tomasa Cajas-Bravo, Universidade Nacional Hermilio Valdizan (Peru)

    Pós-doutoramento em Investigação Qualitativa pela Universidade Nacional de Córdoba e pós-doutoramento em Sistemas Diacrónicos e Sincrónicos de Investigação Científica pela Universidade Santo Tomás da Colômbia. Doutorado em Educação, Mestre em Gestão e Planeamento Educacional, Bacharel em Educação e Economista pela Universidade Nacional Hermilio Valdizán. Especialista em Formação de Professores e Políticas Públicas e Gestão Pública pela Pontifícia Universidade Católica do Peru. Professor convidado na pós-graduação da Universidade Nacional de Callao em disciplinas relacionadas com o ensino universitário, formulação de projetos de investimento público e seminários de tese. Professor Associado – Investigador da Faculdade de Ciências Administrativas e Turismo. Diretor de Investigação Universitária da UNHEVAL, professor da escola de pós-graduação da UNHEVAL nos cursos de Seminário de Tese. Diretor e Editor da revista científica Investigación Valdizana da UNHEVAL, membro da comissão editorial da revista científica de saúde REPIS da UNHEVAL. Autor de várias publicações em revistas indexadas: Investigación Valdizana e Comunic@cion. Autor dos livros: Dinâmicas Sociais e Económicas (2013). Tendências da economia peruana (2014).

  • Digmer Pablo Riquez Livia, Universidade Nacional de Educação Enrique Guzmán y Valle (Peru)

    Doutorado em Ciências da Educação e Mestre em Tecnologia Educativa. Autor de várias publicações sobre Educação Física nos níveis Secundário, Fundamental e Superior. Trabalha como professor na Escola Profissional de Educação Física e Desporto da Universidade Nacional de Educação Enrique Guzmán y Valle, além de ser Treinador Nacional do Ministério da Educação.

    Com uma carreira de destaque na área académica, tem contribuído para o desenvolvimento de metodologias inovadoras para o ensino da Educação Física, aliando a tecnologia e a pedagogia para otimizar a aprendizagem nos diferentes níveis de ensino.

  • Emilio Flores-Mamani, Universidade Nacional do Altiplano (Peru)

    Doutorado em Gestão pela Universidade de São Paulo, Brasil, e Mestre em Marketing e Negócios Internacionais pela Universidade Nacional Federico Villarreal. Especialista em investigação e ensino de marketing, com experiência de ensino nos níveis de licenciatura e pós-graduação.

    Atualmente, exerce funções de Diretor da Revista Científica COMUNI@CCION e do Instituto de Pesquisas Socioeconómicas e Agrobiodiversidade, onde lidera projetos orientados para a análise e desenvolvimento de marketing em diversos contextos. O seu trabalho académico e de investigação centra-se no estudo do marketing e do seu impacto na esfera socioeconómica.

  • Teresa Angelica Vargas Palomino, Universidade Nacional de Callao (UNAC)

    Professor universitário a tempo inteiro na Universidade Nacional de Callao, Peru. Licenciatura em Enfermagem, Doutoramento em Ciências da Saúde, Mestrado em Gestão em Saúde; Especialista em saúde mental e psiquiatria. Conhecimentos de línguas estrangeiras: Inglês, Português Áreas de atuação Saúde mental, áreas preventivas-promocionais, ensino e investigação.

  • Clara Patricia Almonte Andrade, Universidade Nacional de Callao (Peru)

    Licenciada em Enfermagem - UNMSM.

    Mestrado em gestão em saúde.

    Mestrado em Gestão Hospitalar e dos Serviços de Saúde.

    Doutoramento em ciências da saúde - Universidade Nacional de Callao.

  • Zita Silvia Cjahua Huanachi, Universidade Nacional de Callao (Peru)

    Enfermeira no Hospital Victor Larco Herrera.

  • Carmen Olga Malpica Chihua, Universidade Nacional de Callao (Peru)

    Licenciada em Enfermagem pela Universidade Nacional de San Marcos, com uma segunda especialização em Saúde Mental pela Universidade Nacional de Callao. Possui uma sólida formação académica e experiência na área da saúde, com foco nos cuidados integrais e no bem-estar mental.

  • José Leonor Ruiz Nizama, Universidade Nacional de Callao (Peru)

    Doutor em Administração. Engenheiro Químico. Professor catedrático na Universidade Nacional de Callao (UNAC).

  • Liliana Inês Romero-Nuñez, Universidade Continental (UC)

    Licenciada em Gestão e Mestre em Educação com especialização em Docência Universitária. Mestre em Neuropsicologia pela Universidade Rey Juan Carlos. Especialista em Recursos Humanos, Marketing, Estatística e Mindfulness. Doutoranda em Administração Estratégica pela PUCP e aluna do segundo ano de licenciatura em Psicologia. Tem publicações científicas indexadas no Scopus.

  • Mirelly Velasquez Orellana, Universidade Continental (UC)

    Licenciado em Gestão com menção em Gestão Industrial pelo Instituto Tecnológico Universitário Rodolfo Loero Arismendi e aluno do Mestrado em Educação com menção em Docência Universitária pela Universidade Continental.

  • Roberto Carlos Dávila-Morán, Universidade Continental (UC)

    Engenheiro industrial e mestre em gestão da qualidade e desenvolvimento humano, possui uma vasta experiência que lhe permitiu participar em diversos projetos de investigação multidisciplinares. Além disso, publicou vários artigos em revistas científicas indexadas internacionalmente. A sua capacidade de desenvolver investigação rigorosa, aliada ao seu conhecimento e experiência na área da engenharia industrial, permite-lhe dar contributos significativos no campo da investigação. No seu trabalho de investigação, destaca-se pela sua capacidade de identificar problemas e oportunidades de melhoria, propondo soluções inovadoras e eficazes para otimizar o desempenho. O seu empenho e dedicação a cada projeto, aliados à sua capacidade de trabalhar em equipa, fazem dele um profissional altamente valorizado no meio académico e empresarial.

Referências

An, H.-Y., Chen, W., Wang, C.-W., Yang, H.-F., Huang, W.-T., & Fan, S.-Y. (2020). The Relationships be-tween Physical Activity and Life Satisfaction and Happiness among Young, Middle-Aged, and Older Adults. International Journal of Environmental Research and Public Health, 17(13), Arti-cle 13. https://doi.org/10.3390/ijerph17134817

Atienza, F. L., Balaguer, I., & Garcı́a-Merita, M. L. (2003). Satisfaction with Life Scale: Analysis of factori-al invariance across sexes. Personality and Individual Differences, 35(6), 1255-1260. https://doi.org/10.1016/S0191-8869(02)00332-X

Caqueo-Urízar, A., Atencio, D., Flores, J., Narea, M., Urzúa, A., & Irarrázaval, M. (2021). Mental Health in Immigrant Children and Adolescents in Northern Chile Mental Health in Immigrant Children and Adolescents. Journal of Immigrant and Minority Health, 23(2), 280-288. https://doi.org/10.1007/s10903-020-01101-7

Carrillo, P., Rosa, A., & García, E. (2020). Relación entre la actividad física y el índice de masa corporal en escolares de Murcia. Anales Venezolanos de Nutrición, 33(2), 117-122.

Chen, S., Ho, W. K. Y., & Ahmed, M. D. (2020). Physical Activity and Its Relationship with Life Satisfac-tion among Middle School Students: A Cross-Culture Study. Sustainability, 12(17). https://doi.org/10.3390/su12176932

Fernández, M., Feu, S., Suárez, M., & Suárez, A. (2019). Satisfacción e índice de masa corporal y su in-fluencia en el autoconcepto físico. Rev Esp Salud Pública, 93. http://www.msc.es/resp

Fernández-Álvarez, L., Carriedo, A., & González, C. (2020). Relaciones entre el autoconcepto físico, la condición física, la coordinación motriz y la actividad física en estudiantes de secundaria. Jour-nal of Sport and Health Research., 12(3), 259-270.

Ferrari, G., Cofre-Bolados, C., Suárez-Reyes, M., Farías-Valenzuela, C., Drenowatz, C., Marques, A., & Pi-zarro, T. (2022). Asociación de indicadores de actividad física, fuerza muscular y obesidad con el autoconcepto en niños chilenos. Nutrición Hospitalaria, 39(5), 1004-1011. https://doi.org/10.20960/nh.04061

Fraguela-Vale, R., Varela-Garrote, L., Carretero-García, M., & Peralbo-Rubio, E. M. (2020). Basic Psycho-logical Needs, Physical Self-Concept, and Physical Activity Among Adolescents: Autonomy in Focus. Frontiers in Psychology, 11. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2020.00491

García, J. F., Musitu, G., Riquelme, E., & Riquelme, P. (2011). A Confirmatory Factor Analysis of the “Au-toconcepto Forma 5” Questionnaire in Young Adults from Spain and Chile. The Spanish Journal of Psychology, 14(2), 648-658. https://doi.org/10.5209/rev_SJOP.2011.v14.n2.13

Hernández, A., Sánchez Matas, Y., & Nieto, C. M. (2023). Self-concept and Physical Activity in 6th grade Primary School Students. Retos, 47, 61–68. https://doi.org/10.47197/retos.v47.94640

INFOBAE. (2022, septiembre 19). Minedu: Escolares deberán realizar actividad física por 10 minutos diarios. https://www.infobae.com/america/peru/2022/09/19/minedu-escolares-deberan-realizar-actividad-fisica-por-10-minutos-diarios/

Kim, I., & Ahn, J. (2021). The Effect of Changes in Physical Self-Concept through Participation in Exer-cise on Changes in Self-Esteem and Mental Well-Being. International Journal of Environmental Research and Public Health, 18(10), Article 10. https://doi.org/10.3390/ijerph18105224

Leis, R., Jurado-Castro, J. M., Llorente-Cantarero, F. J., Anguita-Ruiz, A., Iris Rupérez, A., Bedoya-Carpente, J. J., Vázquez-Cobela, R., Aguilera, C. M., Bueno, G., & Gil-Campos, M. (2020). Cluster Analysis of Physical Activity Patterns, and Relationship with Sedentary Behavior and Healthy Lifestyles in Prepubertal Children: Genobox Cohort. Nutrients, 12(5). https://doi.org/10.3390/nu12051288

MINEDU. (2022). Ministro Serna anuncia política nacional para impulsar actividad física, recreación y deporte. https://www.gob.pe/institucion/minedu/noticias/651530-ministro-serna-anuncia-politica-nacional-para-impulsar-actividad-fisica-recreacion-y-deporte

MINSA. (2022). Sobrepeso y Obesidad en la Población Peruana. chrome-exten-sion://efaidnbmhttps://cdn.www.gob.pe/uploads/document/file/4823255/A.%20SOBREPESO%20Y%20OBESIDAD%20EN%20LA%20POBLACI%C3%93N%20PERUANA.pdf

Morales-Sánchez, V., Hernández-Martos, J., Reigal, R. E., Morillo-Baro, J. P., Caballero-Cerbán, M., & Her-nández-Mendo, A. (2021). Physical Self-Concept and Motor Self-Efficacy Are Related to Satis-faction/Enjoyment and Boredom in Physical Education Classes. Sustainability, 13(16). https://doi.org/10.3390/su13168829

Moral-Garcia, J. E., Jiménez, A., Cabaco, A. S., & Jiménez-Eguizabal, A. (2021). The Role of Physical Activ-ity and School Physical Education in Enhancing School Satisfaction and Life Satisfaction. Inter-national Journal of Environmental Research and Public Health, 18(4). https://doi.org/10.3390/ijerph18041689

Núñez, J. L., Leon, J., Valero-Valenzuela, A., Conte, L., Moreno-Murcia, J. A., & Huéscar, E. (2021). Influ-ence of Physical Self-Concept and Motivational Processes on Moderate-to-Vigorous Physical Activity of Adolescents. Frontiers in Psychology, 12. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2021.685612

OMS. (2020). Directrices de la OMS sobre actividad física y hábitos sedentarios: De un vistazo. OMS. chrome-extenshttps://iris.who.int/bitstream/handle/10665/337004/9789240014817-spa.pdf

OMS. (2024). Actividad física. https://www.who.int/es/news-room/fact-sheets/detail/physical-activity

Palenzuela-Luis, N., Duarte-Clíments, G., Gómez-Salgado, J., Rodríguez-Gómez, J. Á., & Sánchez-Gómez, M. B. (2022). Questionnaires Assessing Adolescents’ Self-Concept, Self-Perception, Physical Ac-tivity and Lifestyle: A Systematic Review. Children, 9(1), Article 1. https://doi.org/10.3390/children9010091

Puerta, K. C., De La Rosa, R., & Ramos, A. M. (2019). Niveles de actividad física y su relación entre la dis-tribuciónpor sexo y programa académico en una universidad. MHSalud, 16(2), 46-57. https://doi.org/10.15359/mhs.16-2.4

Pulido, J. J., Tapia-Serrano, M. Á., Díaz-García, J., Ponce-Bordón, J. C., & López-Gajardo, M. Á. (2021). The Relationship between Students’ Physical Self-Concept and Their Physical Activity Levels and Sedentary Behavior: The Role of Students’ Motivation. International Journal of Environmental Research and Public Health, 18(15), Article 15. https://doi.org/10.3390/ijerph18157775

Sánchez-Miguel, P., León-Guereño, P., Tapia-Serrano, M., Hortigüela-Alcalá, D., López-Gajardo, M., & Vaquero-Solís, M. (2020). The Mediating Role of the Self-Concept Between the Relationship of the Body Satisfaction and the Intention to Be Physically Active in Primary School Students. Front. Public Health, 8(113). https://doi.org/10.3389/fpubh.2020.00113

Scriboni-Rivas, M. A., González-Valero, G., Puertas-Molero, P., Ubago-Jiménez, J. L., Caracuel-Cáliz, R. F., & Melguizo-Ibáñez, E. (2024). Relación entre actividad física, autoconcepto y satisfacción en alumnos de Educación Primaria. Revista Española de Educación Física y Deportes, 438(3). https://doi.org/10.55166/reefd.v438i3.1150

Sewasew, D., & Schroeders, U. (2019). The developmental interplay of academic self-concept and achievement within and across domains among primary school students. Contemporary Edu-cational Psychology, 58, 204-212. https://doi.org/10.1016/j.cedpsych.2019.03.009

Tapia-Serrano, M. Á., Sevil-Serrano, J., Sánchez-Oliva, D., Vaquero-Solís, M., & Sánchez-Miguel, P. A. (2022). Efectos de una intervención escolar en la actividad física, el tiempo de sueño, el tiempo de pantalla y la dieta en niños. Revista de Psicodidáctica, 27(1), 56-65. https://doi.org/10.1016/j.psicod.2021.05.002

Vaquero Solís, M., Sánchez-Miguel, P. A., Tapia Serrano, M. Á., Pulido, J. J., & Iglesias Gallego, D. (2019). Physical Activity as a Regulatory Variable between Adolescents’ Motivational Processes and Satisfaction with Life. International Journal of Environmental Research and Public Health, 16(15). https://doi.org/10.3390/ijerph16152765

WMA. (2013). The World Medical Association-Declaración de Helsinki de la AMM – Principios éticos para las investigaciones médicas en seres humanos. https://www.wma.net/es/policies-post/declaracion-de-helsinki-de-la-amm-principios-eticos-para-las-investigaciones-medicas-en-seres-humanos/

Zaragoza, J., Generelo, E., Aznar, S., Abarca-Sos, A., Julián, J. A., & Mota, J. (2012). Validation of a short physical activity recall questionnaire completed by Spanish adolescents. European Journal of Sport Science, 12(3), 283-291. https://doi.org/10.1080/17461391.2011.566357

Publicado

01-04-2025

Edição

Secção

Artigos de caráter científico: trabalhos de pesquisas básicas e/ou aplicadas.

Como Citar

Cajas-Bravo, V. T., Riquez Livia, D. P., Flores-Mamani, E., Vargas Palomino, T. A., Almonte Andrade, C. P., Cjahua Huanachi, Z. S., Malpica Chihua, C. O. ., Ruiz Nizama, J. L., Romero-Nuñez, L. I., Velasquez Orellana, M., & Dávila-Morán, R. C. (2025). Associação entre o nível de atividade física, o autoconceito e a satisfação com a vida em alunos peruanos do ensino básico. Retos, 65, 995-1007. https://doi.org/10.47197/retos.v65.113121