Estado emocional e sua correlação com as habilidades de enfrentamento de estudantes universitários, Popayán-Colômbia
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v42i0.86359Palavras-chave:
Universidade, juventude, estilos de vida, enfrentamento, estado emocional (DeCS)Resumo
Introdução. A vinculação do estudante à vida universitária gera modificação dos padrões relacionados aos estilos de vida, o que repercute na saúde mental e, do ponto de vista da pesquisa, está associada aos processos de enfrentamento e estado emocional. Mirar. Estabeleça uma correlação entre os processos de enfrentamento e o estado emocional percebido de alunos de graduação de uma universidade pública colombiana. Materiais e métodos. Estudo transversal, correlacional descritivo, com população de 295 universitários, onde foi aplicado o CEVJU-R University Youth Lifestyles Questionnaire, a partir das dimensões Relacionamento interpessoal, Coping e estado emocional percebido, estimou-se a normalidade da amostra Juntamente com Spearman análise de correlação e qui quadrado (p <0,05), foi utilizado o teste U de Mann Whitney para estabelecer a magnitude das variáveis referentes ao sexo. Resultados. Os alunos apresentam práticas saudáveis na dimensão Relações Interpessoais e Coping, mas constatou-se que o Estado Emocional Percebido manifesta práticas não saudáveis, da mesma forma que a associação entre estados emocionais e enfrentamento apresenta correlação positiva fraca. Conclusões. A vida universitária gera repercussões no estilo de vida dos alunos, gerando tendências associadas ao nível de enfrentamento de situações problemáticas e a prevalência de morar sozinho, da mesma forma, uma incidência de práticas negativas associadas aos estados emocionais das mulheres, enquanto os homens se levantaram. por apresentar ações saudáveis em todas as dimensões.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Nancy Janneth Molano-Tobar, Efrain Alirio Rojas Galvis, Raquel Amalia Velez Tobar

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess