Relação da assimetria bilateral e do déficit bilateral com a velocidade de mudança de direção em atletas cadete de caratê: um estudo piloto
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v42i0.86397Palavras-chave:
Artes Marciais, Homens, Atletas, Força MuscularResumo
Antecedentes: Assimetria bilateral (AB) e déficit bilateral (DBL) e sua relação potencial negativa com o desempenho físico estão sendo estudados, embora a relação com a velocidade de mudança de direção (CODS) e sprint linear (5-M) em atletas de caratê é desconhecido. Objetivo: Examinar as correlações entre AB e DBL com CODS e 5-M, bem como entre salto horizontal com CODS e 5-M. Métodos: Dez atletas cadetes do sexo masculino participaram voluntariamente deste estudo. As habilidades físicas avaliadas foram: salto horizontal bilateral (SBJ), salto horizontal unilateral direito (RSBJ), salto horizontal unilateral esquerdo (LSBJ), CODS e 5-M. Posteriormente, o AB e o DBL foram calculados. Resultados: Baixo AB (5,17 ± 3,61%) e presença de DBL (-36,9 ± 6,2%) foram relatados. Correlações moderadas entre AB com CODS (r = -.38; R2 = .15%; p = .30) e 5-M (r = -.47; R2 = .22%; p = .19) e entre DBL com 5-M (r = 0,51; R2 = 0,26%; p = 0,16) e baixo com CODS (r = 0,20; R2 = 0,04%; p = 0,60). Correlações significativas (p <.05) entre CODS com RSBJ (r = -.92; R2 = .85%; p = .00), SBJ (r = -.87; R2 = .75%; p = .00) e LSBJ (r = -0,82; R2 = 0,67%; p = 0,00). Conclusões: AB e DBL estariam negativamente relacionados a CODS e 5-M. Porém, o CODS está relacionado à força explosiva horizontal bilateral e unilateral.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Alex Ojeda-Aravena, Jairo Azócar-Gallardo, Tomás Herrera-Valenzuela, José Manuel García-García

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess