2943 / 5000 Resultados de traducción Diferenças na composição corporal entre os lados afetados e não afetados em atletas de futebol com paralisia cerebral: descobertas preliminares
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v44i0.89905Palavras-chave:
futebol de 7, esportes paraolímpicos, antropometria, bioimpedânciaResumo
Para verificar a simetria da distribuição da composição corporal em jogadores de futebol com paralisia cerebral (PC) com hemiparesia, foi realizado um estudo transversal com 17 jogadores de futebol 7 com PC e hemiparesia, nível I de acordo com o Gross Motion Sistema de classificação por função e classe 7 de acordo com a International Federation of CP Football. A composição corporal foi avaliada, nos lados afetado e não afetado, por antropometria e bioimpedância. Como resultado, o peso da massa livre de gordura, circunferências dos membros e áreas musculares dos membros foram significativamente maiores no lado não afetado. Além disso, o peso da massa gorda, as dobras cutâneas dos membros e as áreas de gordura dos membros inferiores foram significativamente menores no lado não afetado, mas a área de gordura do braço é semelhante em ambos os lados. Esses achados sugeriram que as exigências físicas de treinamento e competições de futebol de 7 permitem o desenvolvimento muscular no lado não afetado, porém, não são suficientes para que o desenvolvimento muscular no lado afetado alcance um desenvolvimento semelhante ao do lado afetado. lado não afetado.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Osmair Gomes de Macedo, Maria Filomena Soares Vieira, Carlota Leão da Cunha, Vasco Miguel Ferreira

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess