Análise do desenvolvimento infantil em escolares de 5 a 6 anos em áreas rurais e urbanas da região de Bíobío, Chile
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v44i0.90680Palavras-chave:
desenvolvimento infantil; Atividade motora; alunos; população urbana; população ruralResumo
O estudo teve como objetivo analisar as diferenças no desenvolvimento infantil nas dimensões de habilidades motoras, linguagem, cognição e estado socioemocional em escolares de cinco e seis anos pertencentes a uma escola rural e uma urbana na região de Biobío, no Chile. O estudo foi transversal observacional, com características descritivas e analíticas. A amostra foi composta por 28 escolares de ambos os sexos, distribuídos em sete meninas e sete meninos da zona rural (5,7 ± 0,5 anos) e sete meninas e sete meninos da zona urbana (5,6 ± 0,6 anos), selecionados de forma não probabilística maneira. por conveniência. O desenvolvimento infantil foi avaliado por meio do Teste de Aprendizagem do Desenvolvimento Infantil (TADI). Os resultados mostram que existem diferenças significativas nos escores médios das dimensões motora e cognitiva (p˂0,05), com melhores resultados em escolares da zona rural. Não houve diferenças significativas nas dimensões linguagem e estado socioemocional (p˃0,05), além disso, existe uma relação direta positiva entre as dimensões motora e socioemocional para a área urbana (p˂0,05). Conclui-se que existem diferenças significativas no desenvolvimento infantil entre os escolares da zona rural e urbana, especificamente nas dimensões motora e cognitiva, com melhores resultados para os escolares da zona rural.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Carol Flores-Rivera, Pablo Luna-Villouta, Jaime Pacheco-Carrillo, Carlos Matus-Castillo, Martín Valdés-Ebner, Daniela Fernández-Vera, Humberto Castillo-Quezada

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess