2446 / 5000 Resultados de traducción Um modelo de equações estruturais sobre o efeito da saúde na intenção de praticar o deslocamento ativo: estudo da invariância fatorial por sexo e idade
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v44i0.90738Palavras-chave:
Atividade física, saúde, meio ambiente, transporte, sexo, idadeResumo
Nos últimos anos, tem havido um grande crescimento de problemas de saúde nas pessoas, como obesidade, sobrepeso, diabetes, etc. Uma forma de combater esse problema é a rolagem ativa. O objetivo deste trabalho é avaliar o efeito da saúde, conforto e consciência ambiental na intenção de praticar o deslocamento ativo, bem como estudar a invariância fatorial por sexo e idade. Para tanto, foi elaborado e distribuído um questionário por meio de amostragem por conveniência com efeito bola de neve, obtendo-se 448 respostas válidas. Para a análise, um modelo de equação estrutural com AMOS foi especificado e estimado. Os resultados permitiram verificar a confiabilidade e validade do modelo de medição e do modelo estrutural. Da mesma forma, os resultados nos permitiram concluir que a invariância fatorial é satisfeita para a variável sexo, mas a invariância fatorial estrita não é satisfeita para a variável idade.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 José Antonio Ortiz Sánchez, José M. Ramírez Hurtado, Ignacio Contreras

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess