Prática exclusiva de rastreamento frontal versus prática dos quatro estilos de natação no aperfeiçoamento da técnica de rastreamento
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v1i40.76840Palavras-chave:
Natação, técnica, princípio da variedade, princípio da especificidadeResumo
Contexto: Muitos são os aspectos relacionados ao processo ensino-aprendizagem em natação que ainda não foram estudados. Objetivo: o objetivo da presente investigação foi verificar se o aprimoramento da técnica do crawl é mais eficaz quando o crawl é praticado exclusivamente ou quando são realizadas sessões dos quatro estilos. Método: 26 universitários do sexo masculino foram divididos aleatoriamente em dois grupos: Grupo de rastreamento frontal (GC): realizado exclusivamente com sessões de rastreamento. Grupo de estilos (GE): Realizou sessões dos quatro estilos de natação. Resultados: No final do programa de intervenção de oito semanas, ambos os grupos melhoraram sua técnica de rastreamento. No entanto, as melhorias obtidas pelo GE foram significativamente maiores do que as alcançadas pelo GC no teste crawl 25 m (p = 0,001), na duração do ciclo (p = 0,006), na velocidade média de natação. (p <0,001) e no índice de natação (p = 0,002). Conclusão: O aprimoramento da técnica do crawl em homens em idade universitária é mais eficaz se forem realizadas sessões dos quatro estilos de natação do que se praticado exclusivamente crawl.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2020 Pablo Prieto González, Jaromir Sedlacek

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess