Análise motivacional durante uma temporada no futebol feminino em Castilla y León (Espanha)
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v1i40.79267Palavras-chave:
Futebol feminino, motivação, orientação para gol, autodeterminaçãoResumo
Resumo. Apesar da importância do futebol na sociedade atual, poucas pesquisas foram feitas sobre o futebol feminino. O objetivo principal desta investigação é descobrir por que as mulheres participam desse esporte, identificar orientações de metas, bem como analisar o clima motivacional percebido e as diferenças de acordo com a categoria e estágio da temporada no futebol feminino. Para tal, recorreu-se a uma amostra de 41 jogadoras de futebol pertencentes a três clubes de futebol diferentes de Castela e Leão em três escalações diferentes (1º Regional B Futebol 11, 1º Futsal Regional e 2º Futebol Nacional 11), com idades entre 15 e 19 anos, aos quais foi aplicada a Escala de Motivação Esportiva de Pelletier et al. (1995), o Task and Ego Orientation in Sport Questionnaire de Duda e Nicholls (1989) e o Perceived Motivational Climate Questionnaire-2 de Newton et al (2000). Os resultados revelaram que os sujeitos apresentam mais Motivação Intrínseca do que Extrínseca e obtiveram valores de avaliação baixos na Amotivação. Referindo-se à questão da orientação para o objetivo, as evidências confirmam que os níveis de Orientação para a Tarefa são mais elevados do que para o Ego em todas as categorias, com este último diminuindo ao longo da temporada. Em todas as equipes, os sujeitos perceberam um clima mais envolvendo Tarefa do que envolvendo Ego, embora valores mais elevados no clima envolvendo Ego tenham sido alcançados no 2º Nacional de Futebol 11 em comparação com as outras categorias.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2020 Marta Zubiaur Gonzalez, Sheila Pinilla San José, Manuel Ángel Villamarín González

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess