Análise do tamanho do efeito do excesso de peso no teste de velocidade-agilidade entre adolescentes
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v1i40.79275Palavras-chave:
velocidade; ginástica; obesidade; adolescente; Educação FísicaResumo
O objetivo do presente estudo transversal foi quantificar o tamanho do efeito do excesso de peso sobre os resultados de velocidade-agilidade em adolescentes e relatar tabelas de percentis baseadas em sexo, idade e IMC. Foi hipotetizado que o tamanho do efeito obtido a partir da diferença entre jovens com peso normal e com excesso de peso seria igual ou maior do que as diferenças entre os sexos dentro da mesma faixa etária. Um total de 10.439 adolescentes espanhóis com idades entre 13,72 ± 1,42 anos de 42 escolas secundárias participaram da pesquisa. Velocidade-agilidade foi avaliada usando o teste 4x10 m. O tamanho do efeito foi analisado usando Hedges '' ajustado. Os achados em relação ao sexo mostram que 92,74% e 86,98% das meninas com peso normal e com sobrepeso, respectivamente, atingiram velocidade-agilidade inferior que os meninos. No que diz respeito à composição corporal, os percentuais também são elevados, mas são um pouco inferiores aos do sexo. Assim, 77,26% e 70,52% dos meninos e meninas com sobrepeso, respectivamente, apresentaram menor velocidade-agilidade do que seus pares com peso normal. O tamanho do efeito diferencial entre meninos e meninas é maior do que entre adolescentes com peso normal e com excesso de peso em velocidade-agilidade. Apesar disso, os resultados sugerem que o IMC deve ser levado em consideração na avaliação da velocidade-agilidade de jovens.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2020 Alberto Ruiz-Ariza, Manuel J. De la Torre-Cruz, Sebastián López-Serrano, Emilio J. Martínez-López, Jaime Cárcamo-Oyarzún

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess