Benefícios da atividade física para promover o envelhecimento ativo em pessoas idosas. Revisão bibliográfica
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v0i39.74537Palavras-chave:
Educação, atividade física, envelhecimento ativo, bem-estar, idososResumo
Resumo: Nas últimas décadas, mudanças demográficas significativas foram observadas, uma tendência progressiva foi observada em termos do envelhecimento da população, a longevidade é uma característica presente em nossa sociedade. Essa mudança está promovendo o desenvolvimento de várias políticas que visam promover o envelhecimento ativo e saudável, levando em consideração os benefícios da atividade física para sua promoção. O principal objetivo deste estudo é realizar uma revisão sistemática de estudos sobre a incidência positiva de atividade física no bem-estar de idosos associados ao envelhecimento saudável. Para isso, foram utilizados os estudos coletados na coleção principal do banco de dados Web of Science, selecionando os periódicos com maior índice de impacto. A amostra é composta por 15 artigos, que são estudados em profundidade para detalhar as informações mais relevantes. Os artigos foram selecionados levando em consideração as seguintes variáveis: objetivos, delineamento, amostra e instrumentos e resultados. Os artigos analisados mostram que a prática diária de atividade física aumenta os níveis de autoestima e afeta a felicidade do idoso, além de contribuir para melhorar a capacidade de autocuidado, favorecer a integração do esquema corporal e facilitar as relações intergeracionais, entre outros. aspectos positivos. É necessário promover o envelhecimento ativo e saudável em idosos, com base na promoção da atividade física.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess