Instalações esportivas espanholas: diferenças entre público e privado e de acordo com seu modelo de negócios
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v0i39.74842Palavras-chave:
gestão esportiva, administração de empresas, marketing esportivoResumo
Resumo. A Espanha possui inúmeras instalações esportivas polivalentes, oferecendo uma ampla gama de serviços. O objetivo deste estudo é verificar possíveis diferenças nas variáveis ou indicadores de gerenciamento nas instalações esportivas, de propriedade pública ou privada e de acordo com o modelo de negócios (licença administrativa, privada de baixo custo ou privada de baixo custo). O universo de estudo foram 4435 instalações esportivas espanholas (IHRSA, 2016). A amostra representativa que participou do estudo foi de 384 instalações esportivas. Os dados foram coletados por meio de entrevistas presenciais com gerentes de instalações esportivas. Os resultados mostram diferenças significativas para a maioria das variáveis analisadas (área de superfície, número de usuários, renda de cotas, renda extraordinária, renda total, renda mensal por cliente e cota média mensal) entre instalações esportivas públicas e privadas e entre modelos de negócios. O estudo fornece informações relevantes para as pessoas que trabalham no gerenciamento de instalações esportivas, uma vez que lhes permite realizar benchmarks e saber quais são seus pontos de melhoria no gerenciamento de instalações esportivas, dependendo de sua propriedade e de seu modelo de negócios.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess