Ansiedade e desempenho competitivos em marinheiros concorrentes
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v0i39.75356Palavras-chave:
Ansiedade competitiva, Vela, PerformanceResumo
Resumo. Neste estudo, analisamos a conexão entre ansiedade competitiva (seus fatores cognitivos e somáticos) e desempenho no esporte à vela. É geralmente aceito que a ansiedade é prejudicial ao desempenho esportivo. No entanto, atualmente está sendo intensamente investigado se os níveis de ansiedade são sempre prejudiciais ao desempenho esportivo, pois os dados obtidos por estudos recentes são contraditórios. Foi realizada uma coleta de dados, envolvendo 69 velejadores federados das Ilhas Baleares (Espanha), com idade média de 26,38 anos, variando de 10 a 64 anos. Para analisar as variáveis psicológicas, os atletas receberam a versão em espanhol adaptada da Sports Anxiety Scale (SAS-2) e o desempenho dos velejadores foi avaliado. Os resultados mostram que não são encontradas diferenças nos níveis de ansiedade entre os grupos de alto e baixo desempenho.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess