Formação conceitual; conteúdo curricular; educação física, avaliação

Autores

  • Sebastián Peña Troncoso Universidad Austral de Chile / Universidad SEK, Chile
  • Sergio Toro Arevalo Universidad de Santiago de Chile / Universidad Austral de Chile
  • Jaime Cárcamo Oyarzún Universidad de la Frontera, Chile
  • Claudio Hernández Mosqueira Universidad de los Lagos, Chile
  • Mauricio Cresp Barria Universidad Católica de Temuco

DOI:

https://doi.org/10.47197/retos.v0i39.77414

Palavras-chave:

formação conceitual; conteúdo curricular; Educação Física; avaliação

Resumo

Resumo. O objetivo do estudo foi avaliar, para fins diagnósticos, o treinamento conceitual na disciplina de Educação Física em estudantes do ensino médio chileno. O estudo foi descritivo metodologicamente transversal. Participaram 659 estudantes, 54% (homens) e 46% (mulheres), com idades entre 13 e 14 anos, das três unidades educacionais do país; municipal (36,4%), subsidiado (37,8%) e privado (25,8%). A amostragem probabilística estratificada foi realizada de acordo com a dependência educacional e o sexo dos estudantes. Para a coleta dos dados, foi aplicado um questionário elaborado e validado com os alunos do currículo chileno. Os principais resultados indicam que existem diferenças estatisticamente significativas entre as unidades educacionais, com resultados específicos do teste Anova de f = 48.584 p <0,05 a favor de escolas particulares. Concluindo, o estudo mostra um baixo domínio disciplinar dos alunos nas diferentes unidades educacionais, manifestando, mais uma vez, a necessidade de buscar metodologias inovadoras para a disciplina, a fim de melhorar os resultados da dimensão conceitual.
Palavras-Chave: Formação conceitual; conteúdo curricular; educação física, avaliação.

Resumo. O estudo teve como objetivo diagnosticar a formação conceitual em educação física em estudantes do ensino médio chileno. O estudo utilizou uma metodologia transversal descritiva. Participaram 659 estudantes, 54% meninos e 46% meninas, com idades entre 13 e 14 anos, das três unidades educacionais do país; escolas públicas (36,4%), escolas subsidiadas (37,8%) e escolas particulares (25,8%). Uma amostra probabilística estratificada foi realizada com base na dependência educacional e no sexo dos alunos. Para a coleta de dados, foi aplicado um questionário elaborado e validado com os alunos do currículo chileno. Os principais resultados indicam que existem diferenças estatisticamente significativas entre as unidades educacionais, com resultados específicos da Anova de f = 48.584 p <0,05 a favor de escolas particulares. Concluindo, o estudo mostra um baixo domínio disciplinar dos alunos nas diferentes unidades educacionais, ressaltando mais uma vez a necessidade de buscar metodologias inovadoras nessa disciplina para melhorar o aprendizado de sua dimensão conceitual.

Biografias Autor

Sebastián Peña Troncoso, Universidad Austral de Chile / Universidad SEK, Chile

Instituto de Ciencias de la Educación, Universidad Austral de Chile-Valdivia.

Sergio Toro Arevalo, Universidad de Santiago de Chile / Universidad Austral de Chile

Facultad ciencias medicas, Universidad de Santiago de Chile

Claudio Hernández Mosqueira, Universidad de los Lagos, Chile

Departamento de ciencias de la actvidad física

Publicado

2021-01-01

Como Citar

Peña Troncoso, S., Toro Arevalo, S., Cárcamo Oyarzún, J., Hernández Mosqueira, C., & Cresp Barria, M. (2021). Formação conceitual; conteúdo curricular; educação física, avaliação. Retos, 39, 231–237. https://doi.org/10.47197/retos.v0i39.77414

Edição

Secção

Artigos de caráter científico: trabalhos de pesquisas básicas e/ou aplicadas.