Preditores da condição física saudável de determinantes sociais em escolares colombianos: estudo multicêntrico
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v0i39.77610Palavras-chave:
Saúde Pública, Atividade Motora, Determinantes Sociais da SaúdeResumo
Resumo. Hoje, é necessário analisar as condições de saúde e de vida com os chamados determinantes sociais e econômicos como variáveis relevantes para determinar o comportamento saudável das crianças em idade escolar. O objetivo foi estimar o melhor modelo preditivo dos Determinantes Sociais da Saúde e da condição física saudável de escolares colombianos. O presente foi um estudo sócio-esportivo, através de uma análise estatística descritiva quantitativa. Participaram 3458 crianças de 10 a 18 anos de 10 cidades da Colômbia. Uma pesquisa foi aplicada para estabelecer os Determinantes Sociais da Saúde e a condição física saudável foi avaliada objetivamente através da versão estendida da bateria ALPHA FITNESS. Como resultados, obteve-se: maior percentual de homens de 15 anos apresentava condição física saudável, idade, ser ativo, hábitos pouco saudáveis, atividades de lazer e índice de massa corporal, e nível socioeconômico, coexistência e escolaridade mostraram estatisticamente associação significativa com condição física saudável. Conclui-se que o índice de massa corporal (IMC), a permanência do pai, o número de refeições diárias, ser beneficiário de um restaurante escolar, o número de horas que ele dorme à noite são os determinantes sociais da saúde que são associado à variável condição física saudável, por sua vez, o modelo logit binário possui boa capacidade preditiva (70,1%).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess