O ciclo menstrual não afeta o desempenho físico da juventude eumenorréica
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v0i39.77779Palavras-chave:
salto vertical, distância percorrida, menstruação, exercício aeróbicoResumo
Resumo. O objetivo deste estudo foi determinar se as fases do ciclo menstrual influenciam o salto vertical e a resistência aeróbica. Treze estudantes universitários participaram do Laboratório de Biociências Motoras Humanas em três ocasiões aleatórias: nas fases folicular (F Folicular), ovulatória (EOvulatória) e lútea (FLútea) (entre os dias 7 - 9, 12 - 14 e 23 - 25 da seu ciclo menstrual regular, respectivamente), todos eles eumenorréicos, fisicamente ativos, aparentemente saudáveis e sem histórico de hormônios de ingestão (idade = 20,8 ± 1,0 anos; estatura = 157,8 ± 6,0 cm; peso = 59,4 ± 6,8 kg; gordura corporal = 27,5 ± 5,8%). Em cada visita, eles realizavam um teste de salto vertical e um teste de resistência aeróbica. Usando um teste de Friedman de amostras relacionadas, não foram encontradas diferenças no salto vertical (FFolicular = 38,1 ± 14,4 cm, EOvulatório = 36,0 ± 14,2 cm, FLútea = 36,7 ± 14,4 cm; p = 0,075) nem na resistência aeróbica (FFolicular = 783,6 ± 126,9 metros, EOvulatório = 812,9 ± 179,1 metros, FLútea = 784,5 ± 128,8 metros; p = 0,775) entre as diferentes fases do ciclo menstrual. Os resultados mostram que o ciclo menstrual não melhora ou piora o desempenho físico de mulheres jovens eumenorréicas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess