Variáveis ​​sociocognitivas e sua relação com a atividade física em estudantes universitários chilenos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47197/retos.v1i40.77921

Palavras-chave:

Atividade física, motivação, autoconceito, autoeficácia, bem-estar, percepção de barreiras, estudantes universitários, modelo estatístico

Resumo

Resumo: Os fatores que influenciam os níveis de atividade física são diversos, porém, é necessário identificar aqueles que podem ser modificáveis, entre eles estão as variáveis ​​sociocognitivas. O objetivo geral desta pesquisa foi analisar a relação entre o autoconceito físico, a motivação, a autoeficácia e a percepção de barreiras à atividade física e o bem-estar subjetivo com o nível de atividade física em estudantes universitários. Um desenho preditivo transversal foi usado e 362 estudantes do Ensino Superior de uma região centro-sul do Chile participaram. Para responder aos objetivos, foi utilizado um Modelo de Equações Estruturais, especificamente o modelo Probit adequado para regressões ordinais. Os resultados mostraram que: (1) a autoeficácia para a prática de atividade física, falta de tempo, falta de vontade, falta de habilidade, o autoconceito de condição física e o autoconceito físico de força predizem significativamente o nível de prática de atividade física ; (2) o nível de atividade física medeia a relação entre variáveis ​​sociocognitivas e afetividade positiva. É possível concluir que as variáveis ​​sociocognitivas influenciam os níveis de atividade física dos universitários e estas influenciam no seu bem-estar.

Biografias do Autor

  • Javier Andrés Mella Norambuena, Universidad Técnica Federico Santa María
    Docente, Departamento de Ciencias, Universidad Técnica Federico Santa María
  • Gabriela Nazar Carter, Universidad de Concepción

    Académica Investigadora, Departamento de Psicología, Facultad de Ciencia Sociales, Universidad de Concepción, Chile; y parte del equipo directivo del Centro de Vida Saludable de la Universidad de Concepción, Chile.  
    Doctora en Psicología, Universidad de Edimburgo, 2008, Reino Unido.
    Línea de Investigación: Salud y trabajo, Estilos de vida.

  • Fabiola Sáez Delgado, Universidad Católica de la Santísima Concepción

    Académica investigadora, Departamento Fundamentos de la Pedagogía, Facultad de Educación, Universidad Católica de la Santísima Concepción, Chile. 

     Doctora en Psicología. 

  • Claudio Bustos Navarrete, Universidad de Concepción

    Académico, Departamento de Psiquiatría y Salud Mental, Facultad de Medicina, Universidad de Concepción. 

    Doctor en Psicología. 

  • Yaranay López-Angulo, Universidad Santo Tomás

    Académica, Facultad de Ciencias Sociales y Comunicaciones. Universidad Santo Tomás. 

    Dra (c) en Psicología. 

  • Rubia Cobo Rendón, Universidad de Concepción
    Dra (c) en Psicología, Departamento de Psicología, Facultad de Ciencias Sociales, Universidad de Concepción.

Publicado

01-04-2021

Edição

Secção

Artigos de caráter científico: trabalhos de pesquisas básicas e/ou aplicadas.

Como Citar

Mella Norambuena, J. A., Nazar Carter, G., Sáez Delgado, F., Bustos Navarrete, C., López-Angulo, Y., & Cobo Rendón, R. (2021). Variáveis ​​sociocognitivas e sua relação com a atividade física em estudantes universitários chilenos. Retos, 40, 76-85. https://doi.org/10.47197/retos.v1i40.77921