Variáveis ​​sociocognitivas e sua relação com a atividade física em estudantes universitários chilenos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47197/retos.v1i40.77921

Palavras-chave:

Atividade física, motivação, autoconceito, autoeficácia, bem-estar, percepção de barreiras, estudantes universitários, modelo estatístico

Resumo

Resumo: Os fatores que influenciam os níveis de atividade física são diversos, porém, é necessário identificar aqueles que podem ser modificáveis, entre eles estão as variáveis ​​sociocognitivas. O objetivo geral desta pesquisa foi analisar a relação entre o autoconceito físico, a motivação, a autoeficácia e a percepção de barreiras à atividade física e o bem-estar subjetivo com o nível de atividade física em estudantes universitários. Um desenho preditivo transversal foi usado e 362 estudantes do Ensino Superior de uma região centro-sul do Chile participaram. Para responder aos objetivos, foi utilizado um Modelo de Equações Estruturais, especificamente o modelo Probit adequado para regressões ordinais. Os resultados mostraram que: (1) a autoeficácia para a prática de atividade física, falta de tempo, falta de vontade, falta de habilidade, o autoconceito de condição física e o autoconceito físico de força predizem significativamente o nível de prática de atividade física ; (2) o nível de atividade física medeia a relação entre variáveis ​​sociocognitivas e afetividade positiva. É possível concluir que as variáveis ​​sociocognitivas influenciam os níveis de atividade física dos universitários e estas influenciam no seu bem-estar.

Biografias Autor

Javier Andrés Mella Norambuena, Universidad Técnica Federico Santa María

Docente, Departamento de Ciencias, Universidad Técnica Federico Santa María

Gabriela Nazar Carter, Universidad de Concepción

Académica Investigadora, Departamento de Psicología, Facultad de Ciencia Sociales, Universidad de Concepción, Chile; y parte del equipo directivo del Centro de Vida Saludable de la Universidad de Concepción, Chile.  
Doctora en Psicología, Universidad de Edimburgo, 2008, Reino Unido.
Línea de Investigación: Salud y trabajo, Estilos de vida.

Fabiola Sáez Delgado, Universidad Católica de la Santísima Concepción

Académica investigadora, Departamento Fundamentos de la Pedagogía, Facultad de Educación, Universidad Católica de la Santísima Concepción, Chile. 

 Doctora en Psicología. 

Claudio Bustos Navarrete, Universidad de Concepción

Académico, Departamento de Psiquiatría y Salud Mental, Facultad de Medicina, Universidad de Concepción. 

Doctor en Psicología. 

Yaranay López-Angulo, Universidad Santo Tomás

Académica, Facultad de Ciencias Sociales y Comunicaciones. Universidad Santo Tomás. 

Dra (c) en Psicología. 

Rubia Cobo Rendón, Universidad de Concepción

Dra (c) en Psicología, Departamento de Psicología, Facultad de Ciencias Sociales, Universidad de Concepción.

Publicado

2021-04-01

Como Citar

Mella Norambuena, J. A., Nazar Carter, G., Sáez Delgado, F., Bustos Navarrete, C., López-Angulo, Y., & Cobo Rendón, R. (2021). Variáveis ​​sociocognitivas e sua relação com a atividade física em estudantes universitários chilenos. Retos, 40, 76–85. https://doi.org/10.47197/retos.v1i40.77921

Edição

Secção

Artigos de caráter científico: trabalhos de pesquisas básicas e/ou aplicadas.