Estilos de vida e satisfação com a vida de atletas veteranos: um teste prospectivo baseado na teoria da autodeterminação
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v0i39.77952Palavras-chave:
Autodeterminação, estilo de vida saudável, satisfação com a vida, esporte, veteranosResumo
Resumo. A prática de esportes por atletas veteranos é uma realidade evidente e com perspectivas de expansão. O objetivo deste estudo foi determinar as variáveis preditivas para estilos de vida saudáveis e satisfação com a vida em atletas veteranos, a partir da Teoria da Autodeterminação. Um modelo de equação estrutural e um modelo de mediação foram desenvolvidos. Participaram 680 atletas portugueses veteranos, com idades compreendidas entre os 30 e os 90 anos (M = 43,78 DT = 8,61). Foram utilizadas a Escala de Necessidades Psicológicas Básicas, o Questionário de Regulação Comportamental no Esporte, o Questionário de Estilos de Vida Saudáveis e a Escala de Satisfação de Vida. O modelo mostrou os seguintes índices: χ2 = 729.116, p <0,001, χ2 / df = 4,41, CFI = 0,92; IFI = 0,92; TLI = 0,91; GFI = 0,91; RMSEA = 0,068; SRMR = 0,064. Como conclusão, em atletas veteranos, a percepção de satisfação da necessidade psicológica básica de autonomia leva a comportamentos autônomos, promovendo-os, melhores hábitos alimentares e de repouso, alta satisfação com a vida e menor consumo de tabaco. A motivação autônoma não se mostrou uma variável mediadora significativa entre a necessidade psicológica básica de autonomia e estilos de vida e satisfação com a vida.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess