Realidade virtual imersiva em idosos: estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v0i39.78195Palavras-chave:
Realidade Virtual, Terapia de Exposição à Realidade Virtual, Idoso, Doença de ParkinsonResumo
Resumo. Introdução: O uso da Realidade Virtual Imersiva (RVI) está crescendo em todas as faixas etárias. No entanto, alguns problemas estruturais limitaram sua aplicação em grupos mais frágeis. Objetivo: Analisar a segurança, usabilidade e experiências de RVI em idosos. Método: 4 homens (2 parkinsonianos e 2 saudáveis, 57-78 anos) participaram do estudo. Eles fizeram uma sessão RVI (10 a 15 minutos) com um dispositivo de exibição na cabeça (HTC Vive Pro). Foram avaliadas a segurança da experiência imersiva (SSQ), a usabilidade do sistema (SUS) e as impressões após a experiência (GEQ e um questionário de satisfação ad hoc para identificar os pontos fortes e fracos da ferramenta). Resultados: Todos concluíram a sessão com sucesso, sem efeitos adversos. A usabilidade do sistema foi boa, superando até obstáculos como a presença de óculos de correção da visão e um aparelho auditivo. As opiniões após a sessão apontaram o lado positivo da experiência e todos mostraram sua predisposição para repeti-la, descrevendo-a como divertida, divertida e útil. Conclusão: O uso bem-sucedido da URA nos casos apresentados abre as portas para futuras pesquisas com ensaios clínicos que possam avaliar a possível melhoria de variáveis físicas, psicológicas e sociais na população idosa espanhola.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess