Relação entre o teste de agilidade específico no taekwondo (tsat), força explosiva e velocidade da linha em atletas de taekwondo de 5 m de ambos os sexos
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v0i39.78395Palavras-chave:
Esportes de combate, mudança de direção, desempenho físico, forçaResumo
Resumo. O Taekwondo (TKD) é caracterizado como um esporte intermitente e de alta intensidade, onde predomina a execução de movimentos rápidos e explosivos, com movimentos contínuos e mudanças de direção (COD). Objetivo. O objetivo deste estudo foi examinar a associação entre o teste TSAT e a força explosiva e a velocidade linear 5-M em competidores nacionais de TKD de ambos os sexos. Material e métodos. Através de um desenho correlacional, 14 competidores de ambos os sexos, que competem regularmente em torneios de nível regional e nacional (idade 19 ± 3 anos; altura 164 ± 10 cm; peso corporal 62 ± 10 kg; experiência 7,2 ± 2,9 anos), participaram Este estúdio. Como indicadores de salto de agachamento com força explosiva (SJ) e salto de contramovimento (CMJ) foram avaliados, além da velocidade linear em 5 m (5-M) e do teste de agilidade específica nos resultados de taekwondo (TSAT). Entre os principais achados deste estudo, foi documentada uma relação direta (r = 0,70) entre 5-M e TSAT; uma relação inversa (r = -.63) entre SJ; CMJ (r = -.53) e TSAT, respectivamente. Conclusões Nossos dados mostram que o teste TSAT está relacionado à velocidade linear de 5 m e força explosiva. Os treinadores devem considerar o treinamento dessas qualidades, usando exercícios semelhantes para desenvolver agilidade nos competidores de TKD.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess