Percepções de futuros professores sobre habilidades motoras na educação infantil: um estudo exploratório em alunos do último ano
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v0i39.78618Palavras-chave:
Educação Infantil, Habilidades motoras, Percepções, Estudantes universitáriosResumo
Resumo. A função motora tem um papel de grande importância no desenvolvimento integral dos indivíduos, portanto, as habilidades motoras são apresentadas como um tópico de relevância indiscutível nas escolas. Estudos anteriores analisam a importância das habilidades motoras na Educação Infantil do ponto de vista dos professores, mas consideramos relevante conhecer o ponto de vista dos futuros professores para melhorar o treinamento dos estudantes universitários. O presente estudo exploratório é do tipo transversal descritivo e de abordagem quantitativa por meio de uma pesquisa, que pretende conhecer as percepções que os alunos do Mestrado em Educação Infantil em relação à situação da prática motora nas salas de aula. Especificamente, são abordados aspectos relacionados à percepção de suas habilidades motoras iniciais. Para isso, tivemos uma amostra de 36 alunos matriculados na disciplina de Educação Corporal e Habilidades Motoras do quarto ano do Curso de Educação Infantil da Faculdade de Formação de Professores da Universidade de Extremadura (Cáceres). Todas eram mulheres, com idades entre 21 e 25 anos. Para mensurar as percepções dos estudantes, utilizou-se o Questionário para Análise de Motricidade na Educação Infantil (Moreno, et al., 2004). Os resultados permitem concluir que os alunos percebem a importância de trabalhar as habilidades motoras nas salas de aula, mas a maioria deles indica que o trabalho realizado não é suficiente. Além disso, observou-se que a competência para a prática motora em futuros professores apresenta algumas deficiências. Em vista dos resultados, no ensino superior, parece interessante orientar estratégias de ensino e aprendizagem para melhorar a formação de estudantes universitários.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess