Amor em educação física: uma perspectiva filosófica baseada em Max Scheler e José Ortega y Gasset
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v0i39.78787Palavras-chave:
emoções, ética, educação física, direitos humanos, filosofiaResumo
Resumo: A atividade filosófica é direcionada principalmente ao mundo das idéias, ou seja, lida com o pensamento e a meditação sobre os temas mais profundos da existência humana e não humana. Por outro lado, a atividade pedagógica é direcionada principalmente para fins mais práticos, embora não menos importantes, e aproveita o conhecimento revelado pelos diferentes referentes da filosofia. No entanto, foi apontado que, por diferentes razões, a educação se afastou do mundo mais profundo das idéias, o que pode levar a uma atividade pedagógica muito superficial. Este ensaio tem como objetivo aproximar a filosofia da educação e, especificamente, da educação física. Primeiramente, o objetivo foi analisar o significado do amor proposto por dois filósofos associados à escola fenomenológica, Max Scheler e José Ortega y Gasset. Posteriormente, esse significado foi associado ao treinamento ético em educação física escolar. A análise reflete que ambos concordam que o amor é um sentimento objetivo e um ato intencional que visa preservar adequadamente o que é valorizado positivamente. Eles também reconhecem que o amor precede emoções, pensamentos e desejos, bem como que sua direção vai de cima para baixo. Esse conhecimento pode ser aplicado na educação física de diferentes maneiras, destacando a conscientização da relação entre emoções e valores éticos, como solidariedade, respeito aos direitos humanos, tolerância e humildade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess