3013/5000 Conquistas da educação inicial de meninos e meninas por meio de brincadeiras com blocos de Lego
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v1i40.78802Palavras-chave:
Educação infantil, jogo, previsão, plano, estratégiaResumo
O jogo, além de ser uma das experiências que meninos e meninas mais apreciam na fase inicial de formação, permite que aprendam e se desenvolvam de forma integral. Nesse sentido, o presente estudo tem como objetivo investigar quais conquistas nas relações espaciais, temporais e socioafetivas são mais bem-sucedidas na educação inicial de meninos e meninas e identificar sua evolução durante 10 semanas de observação. A metodologia teve duas fases: inicialmente, por meio da engenharia didática, foi construído um código de observação e, uma vez construído, as observações foram feitas durante 10 semanas de trabalho. As atividades foram desenvolvidas, em horário lúdico gratuito, nas escolas onde a Faculdade de Educação da Universidade Surcolombiana desenvolve as suas práticas pedagógicas. Os resultados mostraram que é na atividade socioafetiva que as maiores conquistas são obtidas desde o início da experiência; Por outro lado, a principal conquista é obtida na relação temporal característica, relacionada à capacidade de antecipar eventos ou predizer resultados, especificamente na capacidade de organizar um plano para realizar uma ideia, que é alcançada em 87%.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2020 Alix María Casadiego, Karina Avendaño Casadiego, Leidy Carolina Cuervo, Gabriel Avendaño Casadiego, Alvaro Avendaño Rodríguez

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess