Validação no contexto da República Dominicana do questionário do inventário de burnout de Maslach, em professores de educação física (MBI-ED)
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v41i0.79319Palavras-chave:
Síndrome de Burnout, burnout ocupacional de professores, validação de instrumento, modelo psicométrico alternativo, educação físicaResumo
O objetivo deste estudo foi validar a versão do Maslach Burnout Inventory (MBI) aplicada a professores da área de educação física no contexto da República Dominicana. Participaram do estudo 162 educadores físicos atribuídos a centros educacionais públicos e privados. As propriedades psicométricas do instrumento foram analisadas. Os resultados apoiaram como a melhor solução fatorial um modelo multidimensional representado pelas três subescalas originais em que alguns itens foram omitidos a fim de apoiar a validade e confiabilidade do instrumento, gerando valores significativos para o alfa de Cronbach para as três subescalas (0,86 exaustão emocional, 0,67 realização pessoal, 0,60 para despersonalização). Essa versão era invariável em relação ao gênero; No entanto, os resultados deste estudo apóiam a validade e confiabilidade do instrumento no contexto aplicado, exceto pelas limitações identificadas em estudos anteriores em todo o mundo, tanto na versão em espanhol quanto na versão em inglês do questionário denominado MBI.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Diego Radael La Rotta VIillamizar, Diogenes Lizardo Álvarez, Daniel Lara Ángeles

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess