Tendência ao sobrepeso e obesidade em jogadores de futebol universitário no México

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47197/retos.v1i40.79707

Palavras-chave:

futebol americano, massa gorda, circunferência abdominal, obesidade, IMC

Resumo

O objetivo deste estudo é avaliar a condição corporal de jogadores de futebol universitário e verificar sua tendência ao sobrepeso e à obesidade. Também se destina a avaliar a condição corporal pela posição de jogo. Um total de 90 jogadores participaram (28 atacantes, 47 jogadores habilidosos e 15 excelentes jogadores) (22,44 ± 1,71 anos de idade) pertencentes a um time da liga principal de futebol universitário do México. No qual foram realizadas medidas antropométricas e avaliações com absorciometria radiológica dual (DEXA) para obtenção da massa corporal, índice de massa corporal (IMC), circunferência abdominal e massa gorda. A maioria possui IMC de sobrepeso com 46 jogadores, 31 jogadores possuem IMC de obesidade tipo I, II e III, e apenas 13 jogadores possuem IMC de peso normal. Em peso corporal, IMC, percentual de gordura e circunferência abdominal, os eletricistas obtiveram valores mais elevados (p <0,05), enquanto os de habilidade obtiveram valores menores (p <0,05). A maioria dos jogadores tem problemas de sobrepeso e obesidade, embora com um percentual de gordura e uma circunferência abdominal no limite moderado, é necessário estabelecer programas de alimentação e treinamento para melhorar a condição corporal dos jogadores.

Biografias Autor

Ricardo López García, Universidad Autónoma de Nuevo León

Doctor en Ciencias de la Actividad Física y Deporte. Docente e investigador de la Universidad Autónoma de Nuevo León. Facultad de Organización Deportiva (México). 

Jose Omar Lagunes Carrasco, Universidad Autónoma de Nuevo León

Doctor en Cultura Física y Deporte. Docente e investigador de la Universidad Autónoma de Nuevo León. Facultad de Organización Deportiva (México). 

Luis Enrique Carranza García, Universidad Autónoma de Nuevo León

Doctor en Medicina de la Educación Física y el Deporte. Docente e investigador de la Universidad Autónoma de Nuevo León. Facultad de Organización Deportiva (México).

Ricardo Navarro Orocio, Universidad Autónoma de Nuevo León

Doctor en Cultura Física y el Deporte. Docente e investigador de la Universidad Autónoma de Nuevo León. Facultad de Organización Deportiva (México).

Publicado

2021-04-01

Como Citar

López García, R., Lagunes Carrasco, J. O., Carranza García, L. E., & Navarro Orocio, R. (2021). Tendência ao sobrepeso e obesidade em jogadores de futebol universitário no México. Retos, 40, 289–295. https://doi.org/10.47197/retos.v1i40.79707

Edição

Secção

Artigos de caráter científico: trabalhos de pesquisas básicas e/ou aplicadas.