Tendência ao sobrepeso e obesidade em jogadores de futebol universitário no México
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v1i40.79707Palavras-chave:
futebol americano, massa gorda, circunferência abdominal, obesidade, IMCResumo
O objetivo deste estudo é avaliar a condição corporal de jogadores de futebol universitário e verificar sua tendência ao sobrepeso e à obesidade. Também se destina a avaliar a condição corporal pela posição de jogo. Um total de 90 jogadores participaram (28 atacantes, 47 jogadores habilidosos e 15 excelentes jogadores) (22,44 ± 1,71 anos de idade) pertencentes a um time da liga principal de futebol universitário do México. No qual foram realizadas medidas antropométricas e avaliações com absorciometria radiológica dual (DEXA) para obtenção da massa corporal, índice de massa corporal (IMC), circunferência abdominal e massa gorda. A maioria possui IMC de sobrepeso com 46 jogadores, 31 jogadores possuem IMC de obesidade tipo I, II e III, e apenas 13 jogadores possuem IMC de peso normal. Em peso corporal, IMC, percentual de gordura e circunferência abdominal, os eletricistas obtiveram valores mais elevados (p <0,05), enquanto os de habilidade obtiveram valores menores (p <0,05). A maioria dos jogadores tem problemas de sobrepeso e obesidade, embora com um percentual de gordura e uma circunferência abdominal no limite moderado, é necessário estabelecer programas de alimentação e treinamento para melhorar a condição corporal dos jogadores.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2020 Ricardo López García, Jose Omar Lagunes Carrasco, Luis Enrique Carranza García, Ricardo Navarro Orocio

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess