Efeitos fisiológicos agudos de um dispositivo de exercícios em casa
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v43i0.79860Palavras-chave:
gasto energético, aparelho de ginástica, casa, atividade físicaResumo
Tendo em vista a importância da atividade física regular como elemento chave na prevenção de muitas doenças, os resultados do estudo realizado com um aparelho de exercícios em casa são relatados a seguir. 22 jovens estudantes universitários aparentemente saudáveis participaram do estudo. O efeito agudo de 10 minutos de exercício com o dispositivo na frequência cardíaca, gasto de energia e circulação periférica nas pernas foi medido. Os resultados obtidos são contrastados com as afirmações feitas em diferentes versões de publicidade para o dispositivo em questão. Nenhum efeito fisiológico agudo significativo foi obtido com o uso do dispositivo por 10 minutos contínuos: a freqüência cardíaca aumentou apenas 8 batimentos por minuto em relação ao repouso e a temperatura da pele não variou, ou melhor, diminuiu. O custo de energia não foi significativamente maior durante o uso do dispositivo em comparação com a condição de repouso. Esses resultados sugerem que quem usa esse dispositivo como substituto da atividade física regular estará sacrificando benefícios importantes para sua saúde.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Johnny Alberto Montoya Arroyo, Jimena Ramírez Cambronero, Luis Fernando Aragón Vargas

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess