Análise do modelo de jogo em um time de futebol profissional da Bundesliga Alemã. Estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v0i39.79923Palavras-chave:
futebol, análise tática, modelo de jogo, estudo de caso, desempenhoResumo
Resumo: A tendência dos últimos anos de querer aprimorar estratégias e abordagens táticas levou o futebol a evoluir para novas abordagens que permitem analisar e desenvolver planos estratégicos muito mais aprofundados e rigorosos. Para isso, foram estabelecidos planos estratégicos como o modelo de jogo, que visa estabelecer os padrões de jogo-chave de uma equipe de forma a desenvolver uma estrutura que identifique e defina as características de uma equipe. Este trabalho tem como objetivo realizar um estudo de caso que analisa o modelo de jogo de um time de futebol profissional da Alemanha por meio da visualização de todas as partidas do campeonato (n = 25) antes do COVID-19 e utilizando uma metodologia descritiva, estabelecendo 2 critérios e 4 elementos de análise. Os resultados indicam, em linhas gerais, que a equipa analisada é uma equipa marcada por um padrão combinativo de jogo ofensivo, que tenta desequilibrar o rival por progressão através da zona central do campo e que ao nível defensivo se define como uma equipa que tentar recuperar a bola o mais rápido possível, percorrendo os corredores internos, podendo concluir como através de um estudo de caso podemos analisar e estudar as características de um time de futebol.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2020 Alberto Martín Barrero, Isaac Marcos Gutiérrez, MOISES Falces Prieto

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess