Objetivos da Educação Física no Ensino Médio: revisão bibliográfica
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v1i40.80843Palavras-chave:
adolescentes, currículo, educação motora; fins; ObjetivosResumo
O objetivo principal deste trabalho foi realizar uma revisão de literatura para conhecer quais os objetivos e finalidades da disciplina Educação Física (EF) no currículo escolar do Ensino Médio. Foi realizada uma revisão sistemática por meio do processo PRISMA de 2014 a maio de 2020 (inclusive) nas bases de dados Web of Science, Scopus, ERIC e SPORTDiscus, utilizando os termos “educação física”, “propósito OU papel ”E“ ensino médio ”. Foram selecionados 38 artigos que atendem a todos os requisitos para inclusão. Os artigos para a revisão foram selecionados com base nos critérios: (a) escritos em espanhol, inglês ou português; (b) publicado em um jornal revisado por pares; (c) que incluiu como participantes alunos entre 12 e 16 anos de idade, professores ou pais. Os resultados mostraram que na maioria dos estudos o objetivo principal da EF foi a categoria referente à promoção de estilos de vida saudáveis (20); Também foi encontrado um bom número de estudos relacionados à promoção do gosto por atividades físicas (10) e aprendizagem relacionada à saúde e ao esporte (9). As categorias com menor presença foram promoção da aptidão física (5), fins educacionais gerais (5) e promoção da catarse (3). A aplicação dos conhecimentos atuais na formação inicial e contínua de professores, para além dos curricula pedagógicos, permitiria alinhar a prática com modelos ecológicos que promovam estilos de vida saudáveis e ativos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2020 Óscar Romero-Chouza, Joaquín Lago-Ballesteros, Belén Toja-Reboredo, Miguel González-Valeiro

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess