Exercício físico aeróbico e atenção seletiva em crianças do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v0i39.81060Palavras-chave:
Estilos de vida, exercício físico, capacidade aeróbica, atenção seletiva, criançasResumo
Resumo. O exercício físico pode ter efeitos benéficos nas funções cognitivas e no desempenho acadêmico. Entre as funções cognitivas, o estudo da atenção em escolares adquiriu um interesse especial devido à sua possível influência em aspectos específicos, como desempenho acadêmico ou integração social. O objetivo foi analisar o efeito agudo de uma sessão de exercícios aeróbicos na atenção seletiva em uma amostra de 48 meninos e 40 meninas (idade, M ± DT = 9,48 ± 0,505 anos). Foi utilizado um desenho de estudo quase experimental com um grupo controle e um grupo experimental. O exercício físico consistia em viajar uma milha o mais rápido possível. A atenção seletiva foi medida com o teste de rosto. O grupo experimental foi dividido em dois subgrupos (menor vs. maior) de acordo com o tempo gasto na milha. Os resultados mostraram diferenças significativas nas respostas corretas (p = 0,012), controle inibitório (p = 0,020) e omissões (p = 0,007) após a intervenção. Uma correlação inversa foi detectada entre o tempo gasto no exercício físico e as respostas corretas (p = 0,022). A análise de variância detectou registros mais altos nas respostas corretas (p = 0,047) no grupo com menos tempo gasto. Os resultados sugerem que a realização de uma curta sessão de exercício físico aeróbico pode ter efeitos agudos positivos na atenção seletiva. Realizar exercícios físicos como a milha em menos tempo está relacionado a uma melhor atenção seletiva. Ter uma melhor capacidade aeróbica pode estar relacionado a uma atenção mais seletiva.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2020 Andres Rosa Guillamón, Eliseo Garcia Canto, Hector Martínez García

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess