Associação entre variáveis antropométricas e qualidade dos movimentos fundamentais em uma amostra de escolares chilenos de 12 a 14 anos
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v1i40.81775Palavras-chave:
Antropometria, Movimento, Crianças, Composição corporal, Atividade FísicaResumo
Introdução: Embora exista uma relação entre excesso de peso, atividade física e qualidade de movimento, a relação entre outras variáveis relacionadas à composição corporal e a qualidade dos padrões fundamentais de movimento não é clara, portanto o objetivo deste estudo foi verificar a relação entre as variáveis antropométricas e a qualidade dos movimentos fundamentais em escolares. Material e Método: Estudo observacional analítico transversal. Foram avaliados 18 alunos (11 homens) com idade de 12,72 ± 0,57 anos. Peso, altura, índice de massa corporal, circunferência da cintura, circunferência do quadril, índice cintura-quadril, índice cintura-altura e porcentagem de gordura corporal foram medidos, e a Tela de Movimento Funcional (FMS) foi avaliada. O teste de correlação de Spearman e Pearson (α = 0,05) foi aplicado para determinar a relação entre as variáveis antropométricas e os testes de FMS. Resultados: Foi encontrada uma relação positiva entre a variável altura e o escore total da FMS (0,62; p <0,01) e o teste para passar a cerca (0,74; p <0,01), e negativa entre o percentual de gordura corporal com os testes de agachamento profundo (-0,58; p <0,05), o índice cintura-estatura e estabilidade rotacional (-0,48; p <0,01). Conclusão: Existe uma relação positiva entre a variável altura e a qualidade dos movimentos fundamentais. Por outro lado, verificou-se que variáveis relacionadas à composição corporal, como percentual de gordura corporal e índice cintura-quadril, apresentam relação negativa com alguns dos testes Functional Movement Screen. Portanto, podemos determinar que existe uma relação entre as variáveis antropométricas e a qualidade do movimento da população avaliada.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2020 Francisca Mora Lavados, Valentina Pérez Naiman, Catalina Pacheco Concha, Manuel Andrés Monrroy Uarac, Mauricio San-Martín Correa, Rubén Gajardo Burgos

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess