Os motivos da mudança de desempenho laboral dos professores de Educação Física no contexto galego
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v0i41.81815Palavras-chave:
desempenho no trabalho, especialidade docente, educação físicaResumo
Neste estudo analisamos os motivos que justificam mudanças no desempenho profissional de professores de Educação Física (EF). De forma concreta, questionamo-nos sobre os motivos do desgaste profissional sofrido pelos professores e que justificam as mudanças e abandono dos professores. Para tal, desenvolvemos um estudo descritivo em que participaram um total de 120 professores de EF, que desempenham a sua função nas etapas do Ensino Básico e Secundário na Comunidade Autónoma da Galiza. Para obter informações, eles responderam a um questionário, elaborado a partir da Pesquisa de Acompanhamento de Professores. Ressaltamos que, de maneira geral, o corpo docente indica que a baixa valorização do EF por parte da administração influencia muito nessa mudança de função. Da mesma forma, outro dos fatores determinantes da mudança no desempenho no trabalho é a pouca consideração do EF pelas famílias. Quando os professores decidem buscar um novo horizonte profissional, costumam optar por uma mudança de especialidade e dedicação às tarefas de gestão docente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2020 Raúl Eirín Nemiña, Alberto Sanmiguel-Rodríguez, Jesús Rodríguez Rodríguez

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess